Vereadores aprovam criação do projeto "Banco do livro" de Parauapebas
O “Banco do Livro” terá por finalidade receber doações de livros, revistas e CD's e redistribuí-los de acordo com os critérios posteriormente definidos pelo órgão competente. É o que prevê o Projeto de Lei nº 78/2022, de autoria do vereador Leandro do Chiquito (Pros), aprovado na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (28).
Leandro do Chiquito - Pros
De acordo com a proposição, as doações de livros poderão ser feitas através de um número telefônico de ligação gratuita ou no local a ser estabelecido na regulamentação da lei.
A proposição determina ainda que os doadores de livros, revistas ou CDs receberão o certificado de “Amigo do Livro”.
Justificativa
O autor do projeto acredita que a iniciativa vai contribuir para incentivar a leitura, principalmente entre os jovens, além disso, vai aumentar o acervo das bibliotecas públicas e escolares e difundir o hábito de doação de livros.
“Com a criação do Banco do Livro, e, evidentemente, a realização de uma campanha de doação, poderemos recolher centenas de milhares de obras junto a população parauapebense. Muitas pessoas, mesmo querendo doar, não dispõe de local adequado para fazer as doações. Agora terão”, enfatizou Chiquito.
Tramitação e votação
O Projeto de Lei nº 78/2022 foi analisado pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Educação e Cultura (CEC), que emitiram parecer conjunto favorável a aprovação da matéria.
A proposição foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e enviada para sanção do prefeito Darci Lermen.
Texto – Nayara Cristina (AscomLeg 20022)
Redes Sociais