Vereadores aprovam novos pedidos de melhorias para o município
Meio ambiente, capacitação profissional e ampliação do serviço de castração de animais domésticos estiveram em pauta na sessão ordinária da última terça-feira (14).
Atenta às questões ligadas à preservação ambiental, a vereadora Eliene Soares (MBD) pediu ao Poder Executivo que estude a possibilidade de criar o Programa “Guardiões do Rio”, a fim de incentivar os munícipes a zelar pelos principais cursos d’água que cortam Parauapebas.
O pedido foi oficializado na Indicação nº 265/2022, onde a parlamentar explicou que o crescimento populacional desenfreado da cidade trouxe os maus hábitos da vida urbana moderna, como a sujeira e a poluição, que prejudicou cursos d’água, como o Rio Parauapebas e o Igarapé Ilha do Coco.
“O descarte irregular de lixo e resíduos urbanos contaminaram as águas e, agora, temos de correr contra o tempo para salvar o que restou. Fazendo isso, acredito que proporcionamos o engajamento de nossos cidadãos na causa de preservação dos cursos d’água. E acredito ainda que, se obtivermos êxito, podemos voltar a tomar banho e nos refrescar nas nossas águas naturais, no meio da cidade, transformando esses espaços em ambientes de lazer saudáveis e atrativos ao turismo”, destacou a vereadora Eliene Soares.
A legisladora também pediu ao Executivo que estude a possibilidade de ampliar o serviço de castração de animais domésticos em razão da procura elevada pelo procedimento.
Por meio da Indicação nº 266/2022, a vereadora Eliene Soares contou que nas fêmeas a castração diminui o risco de desenvolver câncer de mama. E que, segundo especialistas, é comprovado que cadelas castradas antes do primeiro cio não vão desenvolver o câncer porque, como não vão entrar no cio, não vão produzir o hormônio que causa o câncer. No macho, a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata. Além disso, ele fica menos agressivo, já que perde a necessidade de se reproduzir e marcar território.
"É necessário ampliar o serviço de castração de animais domésticos, pois, mesmo com o castramóvel percorrendo a cidade, ainda tem muita gente com interesse em castrar seus bichanos e apenas a unidade não tem dado conta", assegurou a vereadora.
Já o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) pediu à administração municipal que busque a implantação de um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest.
Outro pedido do vereador Josivaldo da Farmácia foi a implantação de um centro de convenções no município de Parauapebas.
Na Indicação nº 268/2022, o legislador assegurou que a construção de um centro de convenções tem como objetivo atrair grandes eventos de negócios para a cidade e, por consequência, proporcionar o aquecimento de toda a rede turística, de hotelaria e restaurantes, além de dar suporte a eventos voltados a grandes investimentos, como do setor mineral, por exemplo.
Vereador Israel Miquinha
Por sua vez, o vereador Israel Miquinha (PT) apresentou a Indicação nº 272/2022 solicitando ao Executivo cursos de tapotagem emergencial, para os profissionais da educação municipal.
A tapotagem é uma percussão fisioterapêutica respiratória, portanto um método de percussão que consiste na aplicação rítmica das duas mãos em forma de concha. Deve ser realizada no tórax da criança, na parte da frente e lateral do tórax e nas costas, com a finalidade emergencial de promover o movimento e deslocamento e remoção das secreções nos pulmões e, assim, facilitar a eliminação de substâncias e materiais que estão obstruindo a respiração, causando afogamento por brinquedos, alimentos sólidos ou líquidos.
Para o vereador Miquinha, proporcionar este curso a todos os servidores da educação municipal é de extrema importância, pois, se ocorrer algum infortúnio desta natureza com bebês, crianças e adolescente, os profissionais da educação estarão preparados para o socorro emergencial.
Vereadora Raianny Rodrigues
Na indicação nº 276/2022, a vereadora Raianny Rodrigues (Pros) requisitou a construção de um posto de saúde no Residencial Alto Bonito em Parauapebas.
Para ela, o novo posto vai proporcionar a melhoria no atendimento médico da comunidade do Residencial Alto Bonito, onde residem muitas famílias. A proposta visa à implantação de um posto mais próximo das residências, para que possa prestar de maneira eficaz atendimentos básicos à comunidade que é muito carente e que não dispõe de unidade de saúde.
Vereador Zé do Bode
Por fim, o vereador Elvis Silva, conhecido como Zé do Bode (MDB), apresentou o Requerimento n° 18/2022, pedindo ao Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Ivanaldo Braz (PDT), que busque entendimento com o Prefeito Municipal, Darci Lermen, sobre a proposta de aumento de 25% no preço da passagem do transporte público. A proposta é que o valor da passagem passe de quatro para cinco reais, um aumento além da inflação referente ao último ano.
"É viável e salutar que esse tipo de aumento passe sempre pela Câmara Municipal para questionamentos e sugestões de cada parlamentar, como legítimos representantes do povo. Por isso, quero que, em consonância com o Poder Executivo Municipal, possamos chegar a um denominador que se ajuste à real situação da população e que não pese tanto no bolso do nosso povo", finalizou o vereador Zé do Bode.
Devido a relevância e importância dos pedidos, todos foram aprovados pelos vereadores. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as Indicações serão enviadas ao Poder Executivo para análise e possível implementação, caso haja viabilidade orçamentária.
Texto: Josiane Quintino (AscomLeg 2022)
Redes Sociais