Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador ‘Léo Márcio’ pede curso de medicina e informações sobre delegacia prometida para Cidade Jardim

Por meio de duas proposições apresentadas na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (26), o vereador Eleomárcio Almeida de Lima (Pros), conhecido popularmente como “Léo Márcio”, solicitou que a prefeitura providencie com setores públicos e privados incentivos legais e fiscais para a implantação de um curso superior de medicina na cidade (Indicação nº 150/2022); e que a Mesa Diretora da Câmara envie ofício ao Poder Executivo estadual solicitando informações e providências sobre a delegacia de Polícia Civil que deveria ser implantada no Bairro Cidade Jardim (Requerimento nº 9/2022).

• Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 11h24
  • Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 11h41

Curso de medicina
Na justificativa do parlamentar, ele informa que todos os anos muitos jovens saem de Parauapebas para outras cidades, a fim de ingressar no tão sonhado e concorrido curso de medicina. Na maioria das vezes, esses jovens passam por inúmeras dificuldades em outras cidades e não mais retornam ao município.

Segundo levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentado por Léo Márcio, Parauapebas conta hoje com uma população estimada em 250 mil habitantes. “Em razão de toda essa gente, aliada à necessidade de fomentar a saúde de Parauapebas, bem como levando em consideração os inúmeros pedidos da população, compreendemos que existe a possibilidade e a urgência de se implantar o curso superior de medicina em nosso município”, defendeu o parlamentar, adicionando que para este ano Parauapebas estima uma receita de 2,5 bilhões de reais.

“Somos um município rico, histórico e importante não só para a região paraense, mas para todo o Brasil. Contudo, muito embora tudo isso seja verdade, alguns pontos precisam melhorar e, entre eles, trago a necessidade de um curso superior em medicina”, reforça.

No que diz respeito às medidas a serem adotadas pelo governo municipal, Léo Márcio sugere a criação de incentivos fiscais para que faculdades privadas, aptas a ofertar o curso de medicina, sintam-se instigadas a trazer a estrutura para a cidade; assinatura de termo de cooperação, mediante doação de espaço, para que as instituições construam polos aptos a ofertar o referido curso; diligências junto ao Ministério da Educação, bem como no âmbito estadual, para requerer apoio governamental no que tange à implantação do curso de medicina; e realização de estudo de viabilidade para averiguar a possibilidade de o futuro polo da Universidade Estadual do Pará (Uepa) receber o citado curso.

Delegacia de Polícia Civil
Quanto ao requerimento, propondo que a Mesa Diretora da Câmara solicite informações do Governo do Estado sobre a delegacia de Polícia Civil a ser instalada no Bairro Cidade Jardim, o legislador informa que o terreno já foi disponibilizado pela Prefeitura de Parauapebas em 2017, o espaço já se encontra murado e, consequentemente, existe a necessidade de repasse e execução de rubrica orçamentária estadual para a construção do prédio.

Léo Márcio lembrou que há cinco anos alguns diretores da Polícia Civil e servidores do governo estadual estiveram em Parauapebas e firmaram um termo de cooperação com o município para a construção do prédio da delegacia no Bairro Cidade Jardim, mas a obra não foi executada.

“Ficou ajustado que o município de Parauapebas disponibilizaria a área para a construção da nova unidade, fato que já se concretizou, e, em contrapartida, o Governo do Estado investiria na construção do espaço físico”, detalha o vereador.

As duas proposições foram aprovadas pelos demais vereadores. A indicação foi encaminhada para ser avaliada pelo governo municipal e o requerimento enviado à Mesa Diretora da Câmara, para encaminhamento ao governo estadual.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022