‘Zé do Bode’ propõe concessão de título de Cidadão Honorário a morador pioneiro da cidade
Conhecido popularmente como “Zé do Bode”, o vereador Elvis Silva Cruz (MDB) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (19) o Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2022, propondo a concessão de título de Cidadão Honorário a Francisco Pinto Mendes, em reconhecimento aos “relevantes serviços prestados no município de Parauapebas”.
Perfil do homenageado
Segundo informou o autor da proposição, Francisco Pinto Mendes é natural de Parnaíba (PI), chegou a Parauapebas em 1980, tem 65 anos de idade, é casado com Maria Lenilda e pai de Leidiane, Leila e do atual vereador Leonardo da Silva Mendes, conhecido como “Leandro do Chiquito”.
O homenageado veio a Parauapebas em busca de oportunidades de trabalho, quando a então vila estava em estágio inicial de desenvolvimento, com a abertura da atual Rua do Comércio, que antes se chamava Rua Curió.
Francisco Mendes trabalhou como agricultor e teve uma boa relação com a comunidade local, ajudando os munícipes a conseguir emprego e assistindo no que fosse necessário.
De acordo ainda com Zé do Bode, o pioneiro obteve a posse do imóvel onde mora até hoje, no atual Bairro Liberdade (ex-Cortinão), concedida pelo Getat (hoje Incra), onde, com a autorização do prefeito na época, ajudou a lotear a área e colaborou com a entrega de mais de 60 lotes para pessoas necessitadas.
“Na vida política, Francisco foi candidato a vice-prefeito, ficando em segundo lugar, tendo sido eleita prefeita a então candidata Bel Mesquita. Também foi candidato a vereador, porém não obteve êxito. A candidatura do filho Leonardo para o cargo de vereador era o maior sonho de Francisco, que se concretizou nas eleições de 2020, quando Leonardo, mais conhecido como ‘Leandro do Chiquito’, foi eleito vereador pelo Partido Republicano da Ordem Social [Pros], com 1.213 votos”, finaliza o autor da proposição.
O projeto de decreto legislativo foi aprovado por todos os vereadores e encaminhado à Mesa Diretora da Câmara Municipal, que marcará data para a entrega da comenda em sessão solene.
Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022
Redes Sociais