Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereadores Raianny e Josivaldo solicitam benefícios para áreas de saúde, agricultura e educação

Por meio de quatro indicações distintas, os vereadores Josivaldo da Farmácia (PP) e Raianny Rodrigues (Pros) propuseram ao governo municipal, na sessão desta terça-feira (12), a implantação de vários benefícios para as áreas de saúde, agricultura e de educação.

• Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 18h27
  • Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 18h29

Centro especializado
Para a saúde, Josivaldo da Farmácia propôs, ao apresentar a Indicação nº 100/2022, que a prefeitura celebre convênio com o Governo do Estado para implantação de um centro especializado de atenção ao transtorno do espectro autista.

Conforme informou o parlamentar, o município de Parauapebas conta hoje com uma grande parcela da população com transtorno do espectro autista, mas, infelizmente, essas pessoas ainda não estão sendo devidamente amparada pelo governo municipal.

“Considerando a carência de um centro especializado, cuja atenção seja especialmente para as pessoas com transtorno do espectro autista, e tendo em vista a existência da Lei Estadual nº 9.061, de 22 de maio de 2020, que prevê a possibilidade de o município firmar convênio com esse fim, peço a essa egrégia Casa que aprove esta indicação para que seja realizado um convênio com o Governo do Estado para criação de um centro especializado de atenção ao transtorno do espectro autista em Parauapebas”, requereu Josivaldo da Farmácia.

Hortas comunitárias
Em outra indicação, de nº 102/2022, o vereador sugeriu ao governo municipal a construção de hortas comunitárias em todos os projetos habitacionais da cidade.

O parlamentar cita como exemplo a “bem sucedida horta comunitária do Bairro dos Minérios”, com o apoio do governo municipal, que apoia e incentiva este tipo de atividade.

Na avaliação de Josivaldo da Farmácia, as hortas comunitárias possibilitam aos cidadãos e cidadãs trabalho digno e asseguram o alimento básico do dia-a-dia da população.

Destaca ainda o legislador alguns dos diversos programas municipais que são desenvolvidos para combater a fome, como o Gira Renda, o Pipa e o Banco do Povo, assim como os programas habitacionais, além dos programas do governo federal, todos voltados para dar condições dignas de vida para todos os cidadãos e cidadãs.

Creche em tempo integral
Por sua vez, a vereadora Raianny Rodrigues apresentou a Indicação nº 109/2022, solicitando da administração municipal a construção de uma creche de tempo integral no Bairro Maranhão.

Segundo a vereadora, é grande o número de pedidos dos moradores daquela localidade para que a prefeitura providencie a construção de uma creche para funcionar em tempo integral.

“Esta indicação tem por objetivo atender às mães e pais que precisam trabalhar para garantir o sustento da família e por vezes não têm com quem deixar seus filhos”, justifica Raianny Rodrigues, acrescentando que a creche permitirá que os pais possam se dirigir ao mercado de trabalho com a tranquilidade de saber que seus filhos estarão sendo devidamente cuidados.

Serviços sociais e psicológicos
Na Indicação nº 110/2022, a vereadora propõe que a prefeitura disponibilize atendimento de psicologia e serviços sociais em todas as escolas da rede pública de educação básica do município.

Conforme justificou Raianny Rodrigues, o trabalho desses profissionais na rede básica de ensino representará importante contribuição na perspectiva da concretização de direitos e no enfrentamento às violações de direitos sociais e humanos que permeiam o cotidiano das escolas e da sociedade como um todo, no que diz respeito à evasão escolar, situação de violência, debates relativos às condições de vida, trabalho e educação, bem como o trabalho direto da equipe multidisciplinar junto às famílias, gestores, servidores e professores.

Para a legisladora, os serviços de psicologia ganham grande relevância e proporção na medida em que se torna crescente o número de crianças e adolescentes acometidos por transtornos emocionais e que em muitos casos chegam a cometer suicídio.

Depois de serem lidas e apresentadas ao plenário, as quatro indicações foram aprovadas e encaminhadas para serem avaliadas pelas secretarias municipais afins.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022