Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereadores apresentam proposições em prol da comunidade em sessão bastante produtiva
Início do conteúdo da página

Vereadores apresentam proposições em prol da comunidade em sessão bastante produtiva

Em uma sessão ordinária bastante produtiva na manhã de terça-feira (5), os vereadores debateram e aprovaram doze indicações propondo ações do Poder Executivo em diversos setores do município.

  • Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 11h57
  • Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 12h01

O vereador Israel Miquinha (PT) apresentou duas indicações. Na primeira, de nº 103/2022, o legislador pediu ao Poder Executivo que realize, em caráter de urgência, a abertura, pavimentação e iluminação de um trecho da Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Rio Verde.

Vereador Israel Miquinha

Miquinha contou que os moradores da rua, localizada entre as ruas Dez de Maio e Santo Antônio, sofrem há mais de duas décadas com as condições precárias de acesso às suas casas. “A via, que já existe há mais de 25 anos, nunca foi terminada, devido a construções irregulares, o que impede o pleno acesso dos moradores às suas residências. Além disso, o trecho para o qual as famílias pedem melhorias tem apenas 200 metros de extensão, o que torna a obra pequena para a gestão pública, mas de relevância imensurável para os moradores”, destacou o vereador.

Em seguida, Israel Miquinha, desta feita em conjunto com Aurélio Goiano (PSD), apresentou ao plenário a Indicação nº 104/2022, pedindo ao Poder Executivo que realize a pavimentação asfáltica e a recuperação das estradas que dão acesso à Vila Piabanha e promova a regularização do abastecimento de água e do fornecimento de energia elétrica da comunidade, com a substituição do transformador que atende à vila e manutenção da iluminação pública.

A falta de trafegabilidade dos moradores prejudica o escoamento da produção, o ensino das crianças, que muitas vezes não conseguem chegar à escola, e o cotidiano da população. Por isso, o vereador requisitou a recuperação das vias e explicou que este é o anseio da comunidade da Vila Piabanha.

Por sua vez, o vereador Ivanaldo Braz (PDT) propôs a Indicação nº 105/2022, solicitando ao Poder Executivo a construção de uma creche anexa ao prédio ou a ampliação da Escola Municipal de Ensino Infantil Leide Maria Torres Ferreira, situada no Bairro Jardim Canadá I.

Vereador Ivanaldo Braz

Segundo Ivanaldo Braz, a escola já não comporta a grande demanda, pois anualmente apresenta entre 501 e mil matrículas de escolarização. “O intuito desta proposição é beneficiar mais crianças do bairro e adjacências, ampliando o acesso à educação para todos e oferecendo mais comodidade às mães, responsáveis e alunos no deslocamento até a escola”, ressaltou.

Na ocasião, a vereadora Eliene Soares (MDB) também apresentou duas proposições. Na Indicação nº 106/2022, a vereadora pediu a implantação de uma praça apropriada para a prática de calistenia como forma de incentivar a população a realizar atividade física ao ar livre.

Vereadora Eliene Soares

A legisladora contou que calistenia é um método de treinamento que usa o peso do próprio corpo para fazer exercícios. Pode ser realizada ao ar livre e dispensa aparelhos modernos e caros. Eliene Soares ainda explicou que situações de saúde, como diabetes, colesterol alto e hipertensão, podem ser minimizadas com uma rotina de calistenia.

“A prática de calistenia cresceu nos últimos dois anos, no período da pandemia, já que com o fechamento das academias as pessoas buscaram uma forma de treinar. Além da vantagem de poder ser feita ao ar livre, entre as poucas exigências dos praticantes está uma estrutura mínima, como barras de ferro, paralelas e tapetes de borracha para minimizar o impacto de eventuais quedas”, finalizou Eliene Soares.

Em seguida, a legisladora pediu à prefeitura que divulgue em caráter de urgência as ações de infraestrutura que estão programadas para a recuperação asfáltica do Complexo Cidade Jardim.

Na Indicação nº 107/2022, Eliene contou que o Bairro Cidade Jardim tem sofrido há algum tempo com crateras no asfalto, poeira e lama. “A situação do Complexo Cidade Jardim é realmente crítica. Meu gabinete tem sido constantemente procurado por cidadãos comuns que fazem apelo pela dignidade, já que no bairro possuem cerca de 25 mil cidadãos sofrendo, à espera de ação efetiva do poder público para levar serviço essencial aos que, em uma só voz, declamam insatisfação”, concluiu.

Já o vereador Francisco Eloecio (Republicanos) pediu ao Executivo a reforma do Ginásio Islander Souza. Por meio da Indicação n° 108/2022, o parlamentar destacou que a revitalização geral na estrutura é urgente e de grande importância para a comunidade desportiva.

Vereador Francisco Eloecio

“Teremos em nosso município uma agenda oficial com diversos eventos, o que torna fundamental que o ginásio esteja em condições ideais. Como parlamentar e amante do esporte, acredito na melhoria da qualidade de vida por meio da prática esportiva e, por isso mesmo, entendo importante investir em instrumentos que criem e melhorem espaços de vivência para a prática dessas atividades”, finalizou Francisco Eloecio.

Por fim, o vereador Elvis Silva, popularmente conhecido como “Zé do Bode” (MDB), apresentou ao plenário a Indicação n° 111/2022, pedindo à administração municipal a implantação no âmbito municipal do Hemonúcleo – Núcleo de Hematologia e Hemoterapia em Parauapebas.

Vereador Zé do Bode

Conforme destacou Zé do Bode, a finalidade de seu pedido é facilitar a doação de sangue por parte da população de Parauapebas, que tem encontrado dificuldades em proceder esta doação, pois não existe local adequado que faça a coleta de sangue no município.

“O Hemonúcleo é uma unidade extra-hospitalar e, em nosso município, funcionará para atender aos doadores e fornecer hemocomponentes e hemoderivados aos hospitais públicos e privados dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás. Deverá ser munido com uma estrutura básica necessária, onde constem recepção e sala de espera, salas para triagem física e clínica, para coleta de sangue, para lanches de doadores, sala para laboratório de imuno-hematologia e setor de distribuição e sala para descanso de profissional”, explicou o vereador.

Após serem lidas e debatidas, as proposições foram aprovadas em unanimidade na Câmara de Vereadores. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, os pedidos serão enviados à prefeitura, que deverá analisar e, se houver disponibilidade orçamentária, implementá-los.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Almeida (AscomLeg 2022)

 

Fim do conteúdo da página