Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Eliene Soares propõe criação de financiamento de energia solar para servidores públicos municipais
Início do conteúdo da página

Eliene Soares propõe criação de financiamento de energia solar para servidores públicos municipais

A criação de uma linha de financiamento para os servidores públicos municipais custear a aquisição de placas fotovoltaicas domiciliares, por meio de pagamento consignado, foi proposta pela vereadora Eliene Soares (MDB) na Indicação nº 95/2022.

  • Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 14h09
  • Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 14h21

Na proposição, a vereadora explica que a energia fotovoltaica é gerada a partir da captação da luz do sol por placas solares. É uma fonte de energia limpa que não emite gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, preserva a natureza. Seus benefícios estão atrelados à sustentabilidade e à alta rentabilidade financeira. A energia solar gera economia que varia de 50% a 90% na conta de luz. Em alguns casos, pode até zerar a conta de energia elétrica.

“Com tantas vantagens e gente interessada em reduzir custos e contribuir com o meio ambiente, precisamos pensar, em nível local, em estratégias para massificar a utilização da energia fotovoltaica, valendo do potencial de incidência solar de nosso município. E podemos começar esse trabalho incentivando nossos servidores públicos a instalar, de modo domiciliar, placas solares em suas residências”, sugeriu Eliene Soares.

Como a instalação de placas solares ainda é muito cara, a parlamentar sugere que o governo municipal contribua com uma contrapartida, pois assim o preço das placas cairá e os servidores poderão financiá-las com desconto em folha.

“A medida é um importante instrumento de estímulo ao surgimento de novos projetos de energia solar fotovoltaica em Parauapebas e pode, também, criar empregos, à medida que possibilita injetar mais recursos financeiros na economia, com a aquisição em massa das placas fotovoltaicas”, acrescentou.

A Indicação nº 95/2022 foi aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (29) e enviada para apreciação do prefeito Darci Lermen, com cópia para as secretarias de Governo (Segov), de Administração (Semad) e de Mineração e Tecnologia (Semmect).

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2022)

 

Fim do conteúdo da página