Página inicial > Últimas Notícias (2) > Ampliação de estação de tratamento de água e construção de escola são solicitadas por Miquinha

Duas proposições foram apresentadas por Israel Miquinha (PT) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (22), com pedidos de melhorias nas áreas de saneamento e educação.

• Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 10h23
  • Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 10h37

Estação de tratamento de água
Junto com o vereador Elias da Construforte (PSB), Miquinha apresentou a Indicação nº 70/2022, na qual solicita a ampliação da estação de tratamento e distribuição de água no Bairro Tropical I.

Na proposição, os vereadores informam que a ampliação da referida estação vai garantir o abastecimento de água potável a milhares de pessoas que residem nos bairros Tropical I, Tropical II, Vale do Sol e Ipiranga. Grande parte dessas comunidades é abastecida por carros-pipas, fornecimento que, além do risco de contaminação da água, ainda tem o custo com aluguel dos veículos, o não pagamento da tarifa de abastecimento e o incômodo da população, que precisa muitas vezes carregar água em baldes para realizar tarefas diárias e suprir as necessidades básicas.

“Garantir que a população tenha acesso à água, principalmente, de qualidade, tem impacto direto no aumento de vida média da população; na diminuição da mortalidade em geral e, em particular, da infantil; na redução de horas de trabalho perdidas com diversas doenças e no desenvolvimento social com a elevação do padrão de vida de toda a comunidade”, justificam.

Escola
Israel Miquinha apresentou ainda a Indicação nº 71/2022, pedindo ao governo municipal a construção de uma escola de ensino fundamental no Bairro Nova Vitória.

“O local, que conta com uma grande comunidade escolar, não tem nenhuma unidade educacional que abrigue seus educandos, tendo crianças e jovens que se deslocarem a outros bairros para estudarem. E nada mais justo que oportunizar aos moradores da comunidade um espaço próximo às suas casas para que seus filhos estudem”, argumentou.

O vereador ressaltou ainda que uma educação de qualidade também precisa de espaços bem planejados com boa infraestrutura, ar-condicionado, biblioteca, quadra esportiva e ambientes comuns que desenvolvam a socialização e o aprendizado. Por isso, é preciso investir na construção de escolas que ofereçam uma infraestrutura que garanta aos alunos conforto, segurança e aprendizado de qualidade.

Encaminhamento
As duas proposições foram aprovadas e enviadas para o prefeito Darci Lermen. A Indicação nº 70/2022 foi enviada também para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e a Indicação nº 71/2022 para a Secretaria Municipal de Educação.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2022)