Página inicial > Últimas Notícias (2) > ‘Zé do Bode’ cobra melhorias no transporte de colonos para a cidade

‘Zé do Bode’ cobra melhorias no transporte de colonos para a cidade

Na sessão ordinária da última terça-feira (8), o vereador Elvis Silva, popularmente conhecido como “Zé do Bode” (MDB), pediu à prefeitura que substitua a frota do transporte de colonos da zona rural ao Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP).

• Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 12h11
  • Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 12h19

O vereador informou que o transporte dos colonos que produzem seus hortifrútis para venda no CAP é feito em caminhões abertos, tipo carga seca, onde vêm juntos na carroceria dos caminhões tanto as caixas de produtos para comercialização quanto os próprios colonos feirantes, tanto homens, mulheres e crianças e expostos ao tempo, independente de sol e chuva.

Vereador Zé do Bode

“É fundamental que haja a substituição da frota atual por caminhões tipo baú para o transporte das caixas e sacarias de produtos, para uma melhor acomodação e conservação, bem como ônibus climatizados acompanhando os caminhões para o transporte dos colonos feirantes, gerando, melhor acomodação aos nossos produtores, que não medem esforços para colocar nas mesas de nossos munícipes os seus hortifrútis”, ressaltou Zé do Bode.

Agências

Na ocasião, o parlamentar pediu à Mesa Diretora da Câmara que viabilize, em parceria com a prefeitura municipal, acordo para a implantação de agências da Receita Federal, do Ministério do Trabalho e Emprego e da Agência Nacional de Mineração em Parauapebas.

Segundo o legislador, o objetivo do pedido é diminuir o distanciamento entre o centro de decisões das agências mais próximas do município e a realidade local. “Minha intenção é oferecer à comunidade atendimento digno com soluções dentro do contexto organizacional e corporativo aos quais estamos submetidos”, explicou Zé do Bode.

O vereador alegou ainda que a agência da Receita Federal vai atender pessoas físicas, jurídicas e os escritórios de contabilidade da cidade e de outros municípios vizinhos, para assuntos fiscais e de interesses mútuos, e descentralizar estes serviços da agência de Marabá.

Com relação à agência do Ministério do Trabalho e Emprego, para o vereador, esta é imprescindível para articulação com as entidades representativas de empregadores (CNA e federações) e outros órgãos, com o propósito de que essas entidades estimulem os empregadores a ofertarem vagas, bem como zelar pela legalidade dos contratos de trabalho firmados no âmbito do acordo e articulações locais.

Quanto à implantação da Agência Nacional de Mineração (ANM), esta irá facilitar as licenças de operação das áreas minerárias do município e as fiscalizações in loco, em parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já que será reduzido o tempo de expedição das licenças, o que beneficiará o empresariado local.

Os pedidos foram apresentados ao plenário na Indicação n° 46/2022 e no Requerimento n° 02/2022, respectivamente. Ambos foram submetidos à votação parlamentar e aprovados em unanimidade. Com o parecer favorável da Câmara, a indicação será enviada ao Poder Executivo para análise e, se houver disponibilidade financeira, implementação do pedido. Quanto ao requerimento, este será provido pelo presidente da Câmara de Parauapebas, vereador Ivanaldo Braz (MDB), que entrará em contato com os órgãos solicitados.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2022)