Distribuição de kits de dignidade íntima para alunas da rede pública é sugerida por Eliene Soares
De acordo com levantamento realizado pelo gabinete da vereadora Eliene Soares (MDB), Parauapebas conta com cerca de 9.600 estudantes carentes em idade de menstruar e que estão totalmente vulneráveis à falta de absorventes. A situação levou a parlamentar a apresentar a Indicação nº 28/2022, na qual sugere que a prefeitura adquira e distribua mensalmente kits de dignidade íntima para alunas da rede pública municipal.
Na proposição, Eliene lembra que no ano passado foram aprovados dois importantes projetos pela Câmara que buscam amparar meninas e mulheres que tenham dificuldade em acessar itens básicos de higiene, como o absorvente.
“Precisamos com frequência lembrar o Poder Executivo que há duas leis vigentes no município que cobram distribuição gratuita de absorventes às mulheres carentes. O número das que necessitam desse item de higiene é muito maior que 9.600, porque esse número é referente apenas às alunas da rede pública. E as mulheres que não são estudantes?”, questionou.
A vereadora enfatizou que é necessário colocar em prática e efetivar as políticas públicas de caráter social voltadas à saúde das meninas. Segundo Eliene, o município tem condição de fazê-lo, mesmo porque a expectativa de orçamento para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente é de R$ 10 milhões e 60 mil.
“Investindo na saúde das meninas, não tem erro: o resultado vem. Melhora o nível de aprendizagem e derruba a evasão, porque elas não se sentirão envergonhadas nem desestimuladas em ir à escola no período menstrual; estimula a autoconfiança, por se sentirem preparadas para entrar e sair onde quer que seja sem passar por constrangimentos; diminui o impacto e a pressão sobre o sistema de saúde, porque garante que nossas meninas estejam livres de infecções por não fazerem ‘gambiarras’ para conter o fluxo menstrual no lugar de absorventes”, argumentou.
Aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de quinta-feira (3), a Indicação nº 28/2022 foi enviada para apreciação do prefeito Darci Lermen e às secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), da Mulher (Semmu) e de Assistência Social (Semas).
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (Ascomleg 2022)
Redes Sociais