Página inicial > Últimas Notícias (2) > Distribuição de kits de dignidade íntima para alunas da rede pública é sugerida por Eliene Soares

De acordo com levantamento realizado pelo gabinete da vereadora Eliene Soares (MDB), Parauapebas conta com cerca de 9.600 estudantes carentes em idade de menstruar e que estão totalmente vulneráveis à falta de absorventes. A situação levou a parlamentar a apresentar a Indicação nº 28/2022, na qual sugere que a prefeitura adquira e distribua mensalmente kits de dignidade íntima para alunas da rede pública municipal.

• Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 11h44
  • Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2022, 11h54

Na proposição, Eliene lembra que no ano passado foram aprovados dois importantes projetos pela Câmara que buscam amparar meninas e mulheres que tenham dificuldade em acessar itens básicos de higiene, como o absorvente.

“Precisamos com frequência lembrar o Poder Executivo que há duas leis vigentes no município que cobram distribuição gratuita de absorventes às mulheres carentes. O número das que necessitam desse item de higiene é muito maior que 9.600, porque esse número é referente apenas às alunas da rede pública. E as mulheres que não são estudantes?”, questionou.

A vereadora enfatizou que é necessário colocar em prática e efetivar as políticas públicas de caráter social voltadas à saúde das meninas. Segundo Eliene, o município tem condição de fazê-lo, mesmo porque a expectativa de orçamento para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente é de R$ 10 milhões e 60 mil.

“Investindo na saúde das meninas, não tem erro: o resultado vem. Melhora o nível de aprendizagem e derruba a evasão, porque elas não se sentirão envergonhadas nem desestimuladas em ir à escola no período menstrual; estimula a autoconfiança, por se sentirem preparadas para entrar e sair onde quer que seja sem passar por constrangimentos; diminui o impacto e a pressão sobre o sistema de saúde, porque garante que nossas meninas estejam livres de infecções por não fazerem ‘gambiarras’ para conter o fluxo menstrual no lugar de absorventes”, argumentou.

Aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de quinta-feira (3), a Indicação nº 28/2022 foi enviada para apreciação do prefeito Darci Lermen e às secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), da Mulher (Semmu) e de Assistência Social (Semas).

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (Ascomleg 2022)