Página inicial > Últimas Notícias (2) > Joel do Sindicato propõe implantação de posto da PF para emissão de passaporte

Joel do Sindicato propõe implantação de posto da PF para emissão de passaporte

Na primeira sessão ordinária deste ano, ocorrida na manhã desta terça-feira (22), o vereador Joel Pedro Alves (PDT), conhecido por “Joel do Sindicato”, apresentou a Indicação nº 01/2022, sugerindo à Polícia Federal (PF) que instale em Parauapebas um posto para emissão de passaporte.

• Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 19h48
  • Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 19h54

Segundo o parlamentar, atualmente somente dois municípios localizados na região sudeste do Pará dispõem de postos da PF para emissão de passaportes, que são Marabá (a 168 km) e Redenção (a 293 km).

“Além da considerável distância entre aqueles municípios e Parauapebas, temos as altas demandas de atendimento, que se mostram como verdadeiras barreiras à satisfação da população que almeja obter ou renovar seus passaportes”, lamenta Joel do Sindicato.

O vereador destaca que, quando se compara as estruturas sociais, políticas, econômicas e organizacionais daqueles municípios em relação a Parauapebas, percebe-se que este último apresenta, em muitos casos, melhores números que aqueles, fato que leva a população a questionar por que Parauapebas ainda não tem à disposição dos moradores o serviço de emissão de passaportes instalado em âmbito municipal.

“É por acreditar que o momento é o mais conveniente e oportuno, que esta proposição é apresentada: para provocar as autoridades locais competentes a abrir diálogo com as autoridades federais no sentido de tornar o serviço de emissão de passaportes possível em nosso município, interrompendo anos de atraso e de dependência de Marabá e de Redenção”, frisa o legislador.

De acordo ainda com Joel do Sindicato, o objetivo principal do pedido é promover uma mudança que busque proporcionar mais conforto e comodidade à população de Parauapebas e dos municípios vizinhos, como Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, visto que estão mais próximos geograficamente a Parauapebas do que aos municípios acima mencionados.

“Portanto, creio ser oportuno pedir ao gestor municipal que, fazendo uso de suas atribuições legais, tome todas as providências necessárias para a concretização do pedido ora feito”, finaliza.

Depois de ser lida em plenário, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e agora ela será enviada para análise do prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022