Joel do Sindicato propõe implantação de posto da PF para emissão de passaporte
Na primeira sessão ordinária deste ano, ocorrida na manhã desta terça-feira (22), o vereador Joel Pedro Alves (PDT), conhecido por “Joel do Sindicato”, apresentou a Indicação nº 01/2022, sugerindo à Polícia Federal (PF) que instale em Parauapebas um posto para emissão de passaporte.
Segundo o parlamentar, atualmente somente dois municípios localizados na região sudeste do Pará dispõem de postos da PF para emissão de passaportes, que são Marabá (a 168 km) e Redenção (a 293 km).
“Além da considerável distância entre aqueles municípios e Parauapebas, temos as altas demandas de atendimento, que se mostram como verdadeiras barreiras à satisfação da população que almeja obter ou renovar seus passaportes”, lamenta Joel do Sindicato.
O vereador destaca que, quando se compara as estruturas sociais, políticas, econômicas e organizacionais daqueles municípios em relação a Parauapebas, percebe-se que este último apresenta, em muitos casos, melhores números que aqueles, fato que leva a população a questionar por que Parauapebas ainda não tem à disposição dos moradores o serviço de emissão de passaportes instalado em âmbito municipal.
“É por acreditar que o momento é o mais conveniente e oportuno, que esta proposição é apresentada: para provocar as autoridades locais competentes a abrir diálogo com as autoridades federais no sentido de tornar o serviço de emissão de passaportes possível em nosso município, interrompendo anos de atraso e de dependência de Marabá e de Redenção”, frisa o legislador.
De acordo ainda com Joel do Sindicato, o objetivo principal do pedido é promover uma mudança que busque proporcionar mais conforto e comodidade à população de Parauapebas e dos municípios vizinhos, como Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, visto que estão mais próximos geograficamente a Parauapebas do que aos municípios acima mencionados.
“Portanto, creio ser oportuno pedir ao gestor municipal que, fazendo uso de suas atribuições legais, tome todas as providências necessárias para a concretização do pedido ora feito”, finaliza.
Depois de ser lida em plenário, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e agora ela será enviada para análise do prefeito municipal.
Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022
Redes Sociais