Página inicial > Últimas Notícias (2) > Josemir Santos propõe entrega de título de cidadão honorário a três personalidades

Para contemplar a classe política e eclesiástica do município, o vereador Josemir Santos (Pros) escolheu três cidadãos que contribuíram com o desenvolvimento de Parauapebas. Na manhã desta terça-feira (14), o parlamentar apresentou os projetos de decreto para a concessão da honraria máxima do Legislativo Municipal, o Título de Cidadão Honorário a Darci José Lermen, Miguel Coimbra de Almeida e João Vicente do Vale.
  • Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 11h19
  • Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 11h19
Darci Lermen
No Projeto de Decreto Legislativo nº 12/2021, o vereador Josemir propôs a concessão do título de cidadão honorário ao atual prefeito do município, Darci Lermen.

Darci Lermen (Foto: Reprodução Internet)

Darci cursou filosofia no Instituto Educacional Dom Bosco e Teologia no Instituto Missioneiro de Teologia (Santo Ângelo), período que durou 11 anos de sua vida. Chegou a Parauapebas em 1990, quando foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no município e participou ativamente da Equipe de Educação Popular (EEPP).

Em 1996, Darci foi aprovado em concurso público para o cargo de professor da rede estadual de ensino e começou a dar aulas para alunos do ensino médio. Em 2000, se candidatou ao cargo de prefeito, obtendo mais de mil votos, porém não se elegeu.

Com seu estilo forte e persistente, ele disputou pela segunda vez no ano de 2004 a eleição para prefeito, tornando-se eleito prefeito de Parauapebas com mais de 32 mil votos, quase o dobro do segundo colocado.

Darci governou Parauapebas no período de 2005 a 2012, pois foi reeleito em 2008. No ano de 2016, ele voltou a disputar as eleições municipais e ganhou novamente, administrando o município até então.

Miguel Coimbra
O vereador Josemir Santos também propôs a entrega de título de cidadão honorário a Miguel Coimbra de Almeida, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2021. A concessão da homenagem deu-se em razão da história de vida que Miguel construiu no município.

Mais conhecido como "Irmão Coimbra", Miguel Almeida é diretor-administrativo do departamento de Mordomia Cristã e membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Parauapebas.

Maranhense de Dom Pedro, Miguel Coimbra de Almeida chegou a Parauapebas em 14 de janeiro de 1998, assumindo a função de ancião/diretor na Igreja Adventista do Sétimo Dia, atuando na expansão do adventismo na cidade.

Fundador de vários templos, ele contribuiu para que atualmente a denominação possua 76 congregações no município e aproximadamente 13 mil membros.

Irmão Coimbra liderou programas sociais institucionais como “Mutirão de Natal”, realizado anualmente a partir do mês de outubro para arrecadação de alimentos não perecíveis, que são distribuídos às famílias carentes nas festas natalinas.

Também liderou o programa “Vida por Vidas”, com doação de sangue pelos membros da igreja ao banco de sangue do Hemopa, e o programa “Quebrando o Silêncio”, voltado ao combate à violência contra a mulher.

João Vicente do Vale
Por fim, o vereador Josemir Santos apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 14/2021, que concede o título de cidadão honorário a João Vicente Ferreira do Vale.

Branco da White (Foto: Reprodução Internet)

João Vicente, popularmente conhecido como "Branco da White", nasceu em Anápolis, Estado de Goiás, e saiu de sua terra natal ainda bem cedo para em Parauapebas buscar uma vida melhor.

Ao chegar ao município, em 1983, Branco ajudou seu pai José Vicente no comércio da família, o supermercado JR, na Rua 14, no Bairro União.

Com espírito empreendedor, ele começou a trabalhar com máquinas, abrindo a então conhecida empresa White Tratores, que, apesar de bem pequena na época, já oferecia serviço para dezenas de trabalhadores.

Em 2015, João Vicente assumiu a frente do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) como presidente. No mesmo ano, o partido elegeu um vereador. Nas eleições de 2020, ainda à frente do Pros, conseguiu com sua gestão política encabeçar quatro dos quinze vereadores na legislatura municipal 2020/2024.

Atualmente, as empresas de Branco da White empregam quase 500 funcionários e fomentam a economia da cidade.

Votação
Após serem apresentadas, as proposições foram submetidas a votação e aprovadas em unanimidade pelo parlamento. Com a aprovação na Casa Legislativa, as homenagens que concedem o título de cidadão honorário serão entregues em sessão solene na Câmara com data a ser definida pela Mesa Diretora.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)