Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Cinco cidadãos do município serão homenageados na Câmara de Vereadores
Início do conteúdo da página

Cinco cidadãos do município serão homenageados na Câmara de Vereadores

Na sessão ordinária desta terça-feira (7), os vereadores aprovaram cinco projetos de Decreto Legislativo para conceder a cinco cidadãos do município o Título de Cidadão Honorário, uma das mais nobres honrarias da Câmara Municipal de Parauapebas.

  • Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 12h53
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 13h14

Antônio José de Lima

O vereador Rafael Ribeiro (MDB) apresentou ao plenário o Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2021, para conceder o Título de Cidadão Honorário a Antônio José de Lima.

Vereador Rafael Ribeiro

Rafael contou que Antônio José é um dos pioneiros de Parauapebas e construiu sua história de vida na área da agricultura do município ao longo de seus 71 anos de idade.

“Antônio da Banana”, como ficou conhecido na região, deixou a cidade de Augustinópolis, no Tocantins, em 1983 para tentar a vida no Pará, desembarcando em Parauapebas em busca de dias melhores para sua família.

Em 1985, conseguiu uma oportunidade na feira da Serra dos Carajás, onde permaneceu por 27 anos, trabalhando na agricultura familiar. Chegou a investir no plantio de café e arroz, mas foi no cultivo de banana que Antônio prosperou, sendo conhecido na região como um dos maiores produtores da fruta.

O “Rei da Banana”, como é carinhosamente chamado, contribuiu com o desenvolvimento de Parauapebas por meio de seu trabalho e dedicação na cidade.

Deodato de Miranda Alves Júnior

Já o vereador Zacarias Marques (PP) propôs a entrega do título a três cidadãos. No Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2021, o homenageado é Deodato de Miranda Alves Júnior.

Vereador Zacarias Marques

Ao apresentar a proposta de homenagem, o vereador revelou que Deodato reside há 22 anos em Parauapebas. O homenageado veio transferido ao município como 2º tenente e já comandou as companhias da Polícia Militar em Curionópolis e Canaã dos Carajás.

Desde 2008 também passou a atuar na educação, onde contribuiu imensamente na formação de pessoas. O tenente é formado em pedagogia e pós-graduado em psicopedagogia clínica e em gestão escolar. Na educação municipal foi diretor de quatro escolas de ensino fundamental.

Atualmente, é psicopedagogo do Departamento de Apoio Psicossocial e Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e representante da pasta no Conselho Municipal do Direito da Criança e do adolescente (Comdcap).

José Manoel Conceição do Nascimento

Também de autoria do vereador Zacarias Marques, o Projeto de Decreto Legislativo nº 09/2021 concede o Título de Cidadão Honorário a José Manoel Conceição do Nascimento.

Órfão aos 16 anos de idade, pelo falecimento da mãe, José Manoel recebeu como missão cuidar dos irmãos. Por incentivo do pai, veio para Parauapebas em busca de melhores condições de vida para todos que estavam sob sua responsabilidade.

“Maninho”, como é conhecido, trabalhou, inicialmente, em 1987, quando chegou a Parauapebas, em garimpos e anos mais tarde em panificadora. Com o resultado de seu trabalho, conseguiu comprar uma casa para o pai em Vitorino Freire, no Estado do Maranhão, e ainda trazer seus irmãos para Parauapebas para que pudessem estudar.

Anos mais tarde, decidiu empreender no setor de supermercadista, construiu casas para alugar e investiu no ramo hoteleiro. Assim, contribuiu com a geração de empregos através de seus empreendimentos, com o trabalho social e também com o serviço espiritual através do projeto “Evangelho sem Fronteiras”.

Luizinho Cardoso Neto

No Projeto de Decreto Legislativo nº 10 /2021, a proposta do vereador Zacarias é homenagear Luizinho Cardoso Neto.

Em 5 de junho de 1985, aos 30 anos de idade, Luizinho mudou-se para Parauapebas, numa época em que aqui existia somente o Bairro Rio Verde, chamado corriqueiramente de “Inferninho”. Luizinho se mudou para Parauapebas em busca de emprego no início do Projeto Carajás na então Companhia Vale do Rio Doce e se orgulha de ter participado dos movimentos em prol da emancipação do município de Parauapebas, conscientizando e até mesmo buscando as pessoas para que votassem no plebiscito pela independência do município em relação à cidade de Marabá.

Luizinho ficou conhecido por ser presidente da antiga Associação Kimê, onde realizou projetos sociais que fomentaram a prática do caratê no município. Criou, ao lado dos filhos Sueny e Schellby, o projeto “Caratê nas Escolas”, que atendeu ao longo de quinze anos mais de dez mil crianças, jovens e adultos gratuitamente. Esse projeto proporcionou a muitos atletas a oportunidade de participarem de competições estaduais, regionais, nacionais e até internacionais.

Mais tarde, a Associação Kimê se tornou o Instituto Desportivo Educacional Social e Cultural (Idesc). Fundado por Luizinho, o projeto ampliou as modalidades de atendimento e exerce um papel fundamental para proporcionar dignidade ao povo de Parauapebas.

Rodrigo Pereira Sodré

Por sua vez, o vereador Elvis Silva Cruz (MDB), popularmente conhecido como “Zé do Bode”, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2021 para homenagear Rodrigo Pereira Sodré.

Vereador Zé do Bode

Sargento da Polícia Militar do Estado do Pará, em seu dossiê militar, o Sargento Sodré, seu nome de guerra, recebeu aproximadamente 16 elogios do quadro do Comando Polícia Militar.

Dentre os desafios enfrentados e vencidos ao longo de sua carreira, está a designação para compor o efetivo da 2ª Companhia de 23º BPM em Eldorado do Carajás, na manutenção da ordem e segurança do cidadão.

Sodré também foi designado, temporariamente, para o 10º Pelotão de Curionópolis, o qual é subordinado ao 23º Batalhão, onde também desenvolveu suas atividades de comando no distrito de Serra Pelada.

Em 2011, foi designado pelo comando do 23º BPM para receber, em Marabá, quatro motocicletas para uso da corporação em Parauapebas, fato este que muito o honrou. No ano de 2014 foi designado, temporariamente, para compor o quadro dos distritos de Alto Bonito e Garimpo das Pedras, que passou a pronto de 1ª Cia/23° BPM, também na manutenção da ordem e segurança do cidadão, e retornou a Parauapebas com a missão e o dever cumprido em 2015.

Por seu empenho na prestação de serviços à população, em setembro de 2015 foi promovido à patente de cabo da Polícia Militar e em 2021 foi promovido à patente de sargento da corporação do Estado do Pará.

Votação

Após serem apresentados ao plenário, os projetos de Decreto Legislativos foram submetidos à votação parlamentar, onde todos os projetos foram aprovados. Com a aprovação, as honrarias serão entregues em sessão solene com data a ser definida pela presidência da Câmara de Vereadores.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Fim do conteúdo da página