Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador Leandro do Chiquito propõe melhorias para educação

Vereador Leandro do Chiquito propõe melhorias para educação

No decorrer dos trabalhos parlamentares desta terça-feira (9), o vereador Leandro do Chiquito (Pros) apresentou duas indicações sugerindo melhorias para a educação municipal.

• Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 10h58
  • Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 10h59

Primeiramente, o legislador solicitou, na Indicação n° 699/2021, que o Poder Executivo Municipal realize estudo de viabilidade técnica para disponibilização gratuita de internet (wi-fi) nas escolas públicas de Parauapebas.

O pedido tem o objetivo de atender à comunidade, alunos e servidores das escolas públicas do município, nas zonas urbana e rural. Segundo ressaltou o vereador, a ampliação do acesso à internet na rede pública de ensino é essencial para alcançar o desenvolvimento da educação e a redução das desigualdades estruturais e da exclusão, especialmente no mundo digital.

“Quando a internet foi criada, seu objetivo era melhorar a comunicação entre as pessoas. Na educação, seu objetivo não é diferente, porque o acesso à rede nas escolas possibilita que os estudantes se comuniquem entre si com mais facilidade, quando não no ambiente escolar”, contou o parlamentar.

Vereador Leandro do Chiquito

Leandro do Chiquito ainda explicou que, com a internet, fica mais fácil tirar dúvidas com professores e organizar trabalhos em grupos. Além disso, os estudantes têm mais facilidade para discutir ideias referentes a trabalhos que estejam executando com outros colegas de classe, porque a internet é uma biblioteca virtual imensa, em que há milhões de conteúdos disponíveis sobre os mais diversos assuntos, o que facilitará as pesquisas e estudos dos alunos.

O legislador lamentou que muitas famílias carentes não podem pagar por acesso à internet, pois as dificuldades financeiras as afetam e a falta de internet em casa compromete a qualidade do ensino desses alunos.

Em seguida, na Indicação n° 700/2021, o parlamentar pediu à prefeitura que crie o “Programa Municipal de Apoio aos Estudantes de Ensino Superior de Parauapebas”, para prestar auxílio financeiro aos estudantes da rede privada que encontram-se inadimplentes.

A educação superior é importante para o desenvolvimento das pessoas, não só porque as prepara para uma carreira, mas também porque lhes proporciona ampla experiência de vida que contribui com o cotidiano de seus trabalhos.

“Cada vez mais as empresas estão buscando por profissionais qualificados e capacitados, ou seja, para conseguir posições que sejam bem remuneradas e para garantir vaga neste cenário, pois a graduação é primordial. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] mostram que o número de desempregados no Brasil é superior a 12,6 milhões”, revelou Leandro do Chiquito.

Na ocasião, o vereador afirmou que tem crescido no município o número de faculdades com ofertas de diversos cursos o que, consequentemente, tem atendido a muitos munícipes. Contudo, devido à pandemia do novo coronavírus, aliada à crise econômica que enfrenta o Brasil, diversos alunos do ensino superior não conseguem adimplir suas mensalidades. Assim, a criação do programa vai auxiliar os estudantes que não conseguem manter suas mensalidades em dia.

Diante da relevância dos pedidos, as indicações foram aprovadas em unanimidade pelo plenário da Câmara e serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se possível, implementar os pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)