Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador Miquinha pede à prefeitura segurança pública e obras de asfaltamento

Vereador Miquinha pede à prefeitura segurança pública e obras de asfaltamento

Na sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador Israel Miquinha (PT) apresentou ao plenário duas indicações solicitando ao Poder Executivo providências na segurança pública e obras de asfaltamento.

• Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 11h19
  • Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 11h30

Policiamento

A primeira indicação apresentada pelo parlamentar (nº 676/2021) pedia à prefeitura a instalação de câmeras de segurança e a intensificação de patrulhas da Guarda Municipal de Parauapebas e da Polícia Militar nas ruas Lauro Corona, Marabá, Sol Poente e Afonso Arinos, todas no Bairro da Paz.

Israel Miquinha contou que o alto índice de furtos, invasão a comércios, residências e uso de drogas em vias públicas está tirando o sono e o sossego dos moradores e comerciantes nessas ruas e suas adjacências.

“Há mais de dez anos a questão da segurança vem se agravando e nos últimos dois anos ela se tornou insustentável. De acordo com os comerciantes, o elevado número de traficantes e usuários de drogas afeta o sustento e a dignidade de toda a população que trabalha e reside na área. Segundo moradores e comerciantes, todos os dias das 18 às 7 horas da manhã pessoas começam a se aglomerar nas esquinas das ruas Lauro Corona e Sol Poente, onde acontece a comercialização e uso de entorpecentes”, revelou Israel Miquinha.

O legislador ainda destacou que para os moradores está claro que os usuários possuem residência fixa e vão ao local tão somente para traficar e fazer uso de entorpecentes. Outro fato relatado a Miquinha é que a ronda policial raramente passa pelo local e quando passa os policiais dizem que nada podem fazer, já que a situação é um problema de saúde pública e que cabe ao governo municipal tomar medidas cabíveis.

“A população me contou que o medo e a insegurança fazem parte da rotina de todos que trabalham ou residem pelo local. A situação é tão absurda que os usuários fazem suas necessidades fisiológicas no meio da rua, mexem no lixo, dormem nas calçadas e abordam as pessoas que frequentam o comércio em busca de dinheiro”, explicou o vereador.

Por fim, Miquinha destacou que os comerciantes têm sofrido um enorme prejuízo financeiro, já que as pessoas evitam ir ao local fazer suas compras, o que causa uma enorme perda para todo o comércio.

Pavimentação asfáltica

Em seguida, o vereador Miquinha apresentou a Indicação nº 677/2021, pedindo ao Poder Executivo a pavimentação asfáltica e a construção de calçadas nas ruas Pau D’Arco e Castanheira, no Bairro Bom Jesus, situado no Complexo VS-10.

“Investir em infraestrutura é investir em pessoas e no futuro de nossa cidade, já que é impossível uma gestão ter como foco o desenvolvimento de uma cidade sem antes entender que esse desenvolvimento passa por investimentos sérios e de qualidade em infraestrutura. Só assim será proporcionado conforto à população, melhora as condições de vida e saúde pública, gerando economia e o desenvolvimento das pessoas e da região”, assegurou.

Conforme contou o parlamentar, a pavimentação e a construção de calçadas facilitarão a acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, bem como da população que trafega pela área. Ruas e calçadas bem planejadas, além de deixar todo o bairro e a cidade mais bonita e aconchegante, facilitam a circulação de pessoas e veículos.

Aprovação

Após serem apresentadas e debatidas, as indicações foram submetidas à votação parlamentar. Ante a relevância dos pedidos, ambas foram aprovadas em unanimidade. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se houver disponibilidade orçamentária, implementar os pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)