Página inicial > Últimas Notícias (2) > Miquinha e Braz solicitam abertura de estradas, construção de complexo esportivo e academia de ginástica

Os vereadores Israel Miquinha (PT) e Ivanaldo Braz (PDT) apresentaram três indicações distintas na sessão da última terça-feira (19), solicitando que o governo municipal mande fazer a abertura de 25 quilômetros de estradas vicinais, bueiros, pontes e dois poços artesianos no Assentamento Boa Esperança, localizado na Região do Contestado (Indicação nº 658/2021); construção de um complexo esportivo no Bairro Tropical II (Indicação nº 659/2021); e de uma academia de ginástica ao ar livre na Rua 77, esquina com a Rua 84, no Bairro Jardim Canadá (Indicação nº 660/2021).

• Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 18h14
  • Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 18h16

Complexo esportivo
No pedido para construção do complexo esportivo no Bairro Tropical II, Braz e Miquinha justificam que a localidade, integrada pelos bairros Tropical I, Ipiranga, Vale do Sol, Novo Tempo, Residencial Ipê e Amec Ville, conta com uma grande quantidade de crianças e jovens com risco de vulnerabilidade social.

Israel Miquinha

Segundo os vereadores, o complexo esportivo deve disponibilizar à comunidade quadra soçaite, campo de futebol, área para bicicross, espaço para skates, salas para realização de aulas de balé, judô e caratê e academia de ginástica popular.

“Pelo seu caráter socioeducativo e humano, essa obra será de suma importância para a população dessas localidades e para toda a sociedade de Parauapebas, que terá em sua comunidade jovens mais capacitados para viver em grupo e em sociedade”, diz trecho da justificativa da proposição.

Obras para Boa Esperança
Neste pleito, de autoria apenas de Israel Miquinha, ele defende que a agricultura familiar é de suma importância para proporcionar segurança alimentar e nutricional da população brasileira, uma vez que é responsável por 70% dos alimentos consumidos no país.

“Garantir que as comunidades agrícolas de Parauapebas tenham condições básicas para produzir e escoar suas mercadorias é de fundamental importância para o desenvolvimento de nosso município. Pensando nisso, solicito a abertura de 25 km de estradas vicinais para a locomoção e escoamento da produção agrícola na Região do Contestado, nas proximidades da Vicinal da Placa Km 58, na estrada Paulo Fonteles”, enfatiza Israel Miquinha, adicionando que as vicinais beneficiarão centenas de famílias do assentamento Boa Esperança, que necessitam ainda da perfuração de dois poços artesianos para o abastecimento de água.

De acordo ainda com o parlamentar, o fortalecimento da agricultura familiar e sua inserção nos mercados têm forte relação com a instituição e efetivação de políticas públicas inclusivas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que incentivam a produção e a comercialização e valorizam o agricultor familiar, ao proporcionar o aumento da renda familiar.

Academia de ginástica

Ivanaldo Braz

Já nesta reivindicação, de autoria de Ivanaldo Braz sozinho, ele explica que a construção da academia de ginástica ao ar livre atende a um pedido dos servidores públicos lotados no Posto de Saúde do Bairro Jardim Canadá, para que eles possam desenvolver atividades físicas com idosos residentes naquele bairro.

“Sabemos que a prática de exercícios físicos é imprescindível para uma vida saudável, mas a maioria das pessoas encontra empecilhos ao longo do caminho para uma vida de qualidade. E um dos maiores problemas que encontramos em tradicionais academias são o ambiente fechado e os exercícios repetitivos para aqueles que não possuem muita motivação”, reclama Ivanaldo Braz.

Na visão do legislador, as academias de ginástica ao ar livre são voltadas para idosos e pessoas que tenham debilitação maior dos movimentos, mas funcionam para todos os públicos, inclusive ao jovem que queira praticar exercícios para não cair no sedentarismo.

Para Ivanaldo Braz, a proposição oferecerá aos cidadãos a possibilidade de praticarem atividade física sem precisar pagar diretamente por isso, com o principal objetivo de promover a democratização à prática de atividades físicas e melhoria na qualidade de vida. “Somado a tudo isso, a construção de uma academia ao ar livre dará um fim social ao terreno baldio, tornando-o um espaço de lazer e interação social para a comunidade”, conclui o vereador.

As três indicações foram colocadas à apreciação dos vereadores em plenário, aprovadas por unanimidade e serão enviadas para serem analisadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Internet e Felipe Borges / AscomLeg2021