Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador Francisco Eloecio pede criação de escola integral no município

Vereador Francisco Eloecio pede criação de escola integral no município

Nos debates parlamentares desta terça-feira (19), o vereador Francisco Eloecio (Republicanos) pediu ao Poder Executivo que construa uma escola de ensino fundamental integral de educação bilíngue.

• Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 10h44
  • Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 10h44

No pedido, oficializado na Indicação nº 667/2021, o legislador ressalta a importância da educação como fonte principal de transmissão de conhecimento.

“É por meio da educação que se forma cidadãos e se promove a transformação social. Atualmente, o grau de escolaridade e a qualidade do ensino que uma pessoa tem acesso definem seu lugar na sociedade. Portanto, é um dever deste parlamento promover de forma incisiva condições melhores no âmbito da educação”, explicou o vereador.

Para Francisco Eloecio, é fundamental possibilitar às crianças o aprendizado de um segundo idioma, algo que vem se tornando imprescindível para conquistar melhores oportunidades de estudo e trabalho, além de auxiliar no desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos. É importante ainda implementar, no novo modelo de ensino, salas de jogos, biblioteca, parquinho infantil e espaço para alimentação.

Vereador Francisco Eloecio

Área para rodeio

Ainda na sessão ordinária, o legislador pediu à prefeitura a criação de uma área estruturada para o desenvolvimento da modalidade de rodeio no município.

Na Indicação n° 668/2021, o parlamentar contou que a cidade de Parauapebas tem uma história muito grande e diversa, de modo que inúmeras culturas se firmaram dentro do município.

Segundo ainda o vereador, uma das culturas que criaram raízes no município é o rodeio, que vem sendo desenvolvido em todos os anos pelos moradores das áreas rurais da cidade.

Conforme destacou Eloecio, o rodeio já é antigo na cidade, e são várias as pessoas que utilizam dele não só como esporte, mas também como trabalho, fonte de renda e de forma solidária.

Francisco Eloecio contou ainda que a modalidade tem tido muitas dificuldades na realização de eventos, devido à falta de estruturação, já que em todos os eventos é necessário montar uma boa estrutura para poder desenvolver os trabalhos esportivos.

“A antiga Vila Juazeiro, hoje conhecida como Vila Nova Esperança, tem a fama de desenvolvimento de rodeio e de campeonatos dentro da modalidade. Porém, encontra-se na mesma situação, sem estrutura para poder fazer o esporte acontecer”, destacou o vereador.

Em defesa do público adepto ao rodeio, Francisco Eloecio solicitou ao Poder Executivo que seja criada uma estrutura metálica especializada para realização da modalidade de rodeio na Vila Nova Esperança.

Votação

Após serem devidamente apresentadas, as indicações foram submetidas à votação parlamentar. Ambas foram aprovadas em unanimidade pela Casa Legislativa e serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se houver viabilidade financeira, executar os pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)