Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador Joel do Sindicato pede retorno dos mutirões de negociação promovidos pelo Procon
Início do conteúdo da página

Vereador Joel do Sindicato pede retorno dos mutirões de negociação promovidos pelo Procon

Justificando que muitas famílias ficaram endividadas, em decorrência da pandemia provocada pela propagação da covid-19, o vereador Joel do Sindicato (PDT) solicitou na sessão da Câmara desta terça-feira (19), por meio da Indicação nº 654/2021, que o Procon retome os mutirões de acordos promovidos em favor da população e economia do município, através da renegociação de dívidas, levando em consideração a capacidade financeira de cada devedor.

  • Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 17h43
  • Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 17h45

“Sabemos que o endividamento é um problema real que assola milhões de pessoas em nosso país, e que as dívidas bancárias são as que alcançam o maior volume de inadimplência”, reconhece o edil.

Segundo Joel do Sindicato, apesar de Parauapebas possuir uma economia pujante, a população sofre com os efeitos da crise ocasionada pela covid-19, fato que compele ao poder público tomar medidas que venham ajudá-la a superar os problemas dessa natureza, auxiliando na recuperação de seu poder de compra, o que, com efeito, estimula positivamente a economia local.

Conforme explicou o propositor, os mutirões realizados pelo Procon, programa criado pela Lei Municipal nº 1.507/94, de 31 de outubro de 1994, têm importante papel nesse objetivo, pois intermedeia a interação entre o credor e o devedor na formalização de acordos que coloquem este último na condição de adimplente ao quitar, de forma facilitada (considerando sua realidade financeira), suas dívidas.

Por outro lado, o credor também se beneficia pela redução do número de inadimplentes na sua rede de clientes, melhorando o desempenho de sua empresa junto ao mercado. E no fim, por motivos óbvios, quem ganha com isso é o município.

“Creio que devemos expandir a frequência de realização de mutirões dessa natureza, de forma que estes não se limitem à semana em que se comemora o Dia do Consumidor. Para isso, é razoável a elaboração de um calendário anual promovendo essa ação de utilidade pública, sem prejuízo, claro, das campanhas de orientação e educação para o consumo”, propõe Joel do Sindicato.

Depois de lida em plenário pelo autor, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e agora ela será enviada para ser analisada pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021

Fim do conteúdo da página