Página inicial > Últimas Notícias (2) > Zacarias Marques sugere obras que beneficiem atletas de ciclismo, skate, patins e patinete

O vereador Zacarias Marques (PP) apresentou na sessão desta terça-feira (19) duas indicações, nas quais sugere que a Prefeitura de Parauapebas elabore estudo técnico para instalação de via exclusiva para bicicletas, passeio lateral e duplicação da Estrada Faruk Salmen no trecho compreendido entre Palmares Sul e Palmares II (Indicação nº 644/2021); e inclusão de uma pista tipo pump track ao projeto da praça de esportes radicais (Indicação nº 645/2021).

• Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 19h58
  • Última atualização em Terça, 19 de Outubro de 2021, 19h59

Estrada Faruk Salmen
Nas obras solicitadas para a Estrada Faruk Salmen, o parlamentar justifica que o referido trecho possui um fluxo de trânsito de alta circulação, com muitos pedestres, veículos automotores e ciclistas percorrendo a estrada, principalmente na altura entre Palmares Sul e Palmares II.

De acordo com justificativa de Zacarias Marques, as condições da referida estrada dificultam muito a passagem de ciclistas e pedestres, fazendo-se necessária a instalação de uma via exclusiva para bicicletas, duplicação do trecho sugerido e passeio lateral, para que o pedestre possa ter um refúgio para não se expor a atropelamentos, afastando-se da área de maior circulação de veículos.

Pista pump track
Neste pedido, o vereador explica que pump track é uma pista cujo percurso é constituído de lombadas e ressaltos que propiciam o bombeamento e aceleração da bicicleta, na medida em que o praticante passa pelos obstáculos.

A pista também pode ser utilizada por esportistas de modalidades como skate, patins e patinete. A prática de atividades esportivas na pump track promove coordenação motora, resistência física e respiratória. Além disso, oferece interação social entre pessoas de diferentes faixas etárias e segmentos da sociedade.

“Pistas dessa categoria são frequentadas em diversas cidades, tanto por esportistas profissionais de ciclismo e outras modalidades esportivas quanto por amadores à procura de diversão nos momentos de lazer”, enfatiza Zacarias Marques.

As duas indicações receberam o apoio dos demais vereadores, foram aprovadas por unanimidade e serão enviadas para serem apreciadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021