Israel Miquinha e Zé do Bode solicitam construção de poços artesianos e recuperação de ponte
Em duas indicações distintas, apresentadas na sessão da Câmara desta terça-feira (5), os vereadores Zé do Bode (MDB) e Israel Miquinha (PT) solicitaram do governo municipal, respectivamente, a recuperação de uma ponte de madeira localizada na Apa do Gelado, conhecida como “Ponte do Nazareno” (Indicação nº 621/2021); e a construção de poços artesianos nos assentamentos Vale da Esperança, PA Carlos Fonseca e São Luiz (Indicação nº 625/2021).
Ponte de madeira
Segundo Zé do Bode, ele foi procurado em seu gabinete por um grupo de moradores da comunidade Apa do Gelado para reclamar, por meio de fotos e áudios, da “péssima situação em que se encontra a Ponte do Nazareno”.
A referida ponte se localizada na vicinal da Escola Jorge Amado, no sentido da estrada de asfalto que acessa a Vila Sanção e o Projeto Salobo, na rota de ônibus escolares, o que deixa os moradores em polvorosa, considerando o breve início das aulas, agora no início de outubro.
De acordo ainda com Zé do Bode, ele foi informado pelos moradores que recentemente um caminhão desabou da referida pinguela (ponte), causando sérios prejuízos ao veículo e escoriações no motorista, além de um produtor rural montado em um cavalo que também caiu da ponte, fatos estes que revoltaram a população, que está, inclusive, cogitando em atear fogo na precária ponte.
Poços artesianos
Neste pedido, o vereador Israel Miquinha justifica que a construção de poços artesianos é de fundamental importância para os produtores rurais que não possuem veias hídricas em seus terrenos e não têm condições de colocar irrigação em suas lavouras, como é o caso dos agricultores localizados nos assentamentos Vale da Esperança, PA Carlos Fonseca e São Luiz, que, devido à falta de água, têm sua produção e seu bem-estar extremamente prejudicados.
“Por isso, solicito ao governo municipal que mande fazer a construção dos poços artesianos o quanto antes, pois, trabalhando pelo desenvolvimento da agricultura familiar, agrega grande valor à efetivação de políticas públicas inclusivas, valorizando o produtor e proporcionando aumento da renda familiar, além de contribuir para o sustento de várias famílias dessas regiões”, enfatiza o parlamentar.
As duas indicações foram aprovadas em plenário pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para serem avaliadas pelas secretarias municipais afins.
Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021
Redes Sociais