Página inicial > Últimas Notícias (2) > Obras de infraestrutura são solicitadas por cinco vereadores

Obras de infraestrutura são solicitadas por cinco vereadores

Em pedidos distintos, apresentados na sessão ordinária da última terça-feira (21), os vereadores Elias da Construforte (PSB), Aurélio Goiano (PSD), Zé do Bode (MDB), Josemir Santos (Pros) e Israel Miquinha (PT) solicitaram ao governo municipal várias obras de infraestrutura, como construção de ponte, pavimentação asfáltica e implantação de ciclovia.

• Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 11h36
  • Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 11h44

Ponte no Rio Itacaiúnas

Elias da Construforte

Por meio da Indicação nº 592/2021, Elias da Construforte solicitou a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Itacaiúnas no porto da balsa que dá acesso à Vila Cerejebe, na Região do Contestado, zona rural do município de Marabá.

Segundo o parlamentar, a indicação tem como objetivo atender ao clamor da comunidade da região que há anos aguarda por melhorias no tráfego daquela localidade, pois se trata de uma rota muito usada pelos moradores que residem às margens do Rio Itacaiúnas.

“Desse modo, faz-se necessária a construção de uma ponte de concreto na localidade supramencionada, para que tenhamos um serviço mais eficaz e duradouro, evitando maiores transtornos, proporcionando maior segurança ao tráfego de veículos e sanando os transtornos e insegurança dos moradores”, justifica Elias da Construforte.

Pavimentação de ruas

Aurélio Goiano

Para este pleito, as proposições são dos vereadores Aurélio Goiano e Josemir Santos, os quais, por meio das indicações nº 595/2021 e nº 600/2021, respectivamente, pedem obras de drenagem e pavimentação das ruas F26 e F22 do Bairro Cidade Jardim; e asfaltamento da VS 17 e VS 03, na comunidade PA Santo Antônio, na região de Cedere 1, zona rural de Parauapebas.

Para Aurélio Goiano, o pedido de asfaltamento e drenagem em ruas do Bairro Cidade Jardim é baseado na necessidade da população que trafega por aquele trecho todos os dias, pois a situação em que se encontram aquelas vias dificulta o acesso de carros, motocicletas e ônibus.

“Nosso dever é fiscalizar e lutar pelos anseios da população. Neste caso, os moradores clamam por melhoria, visto que em horários de pico as duas ruas ficam extremamente perigosa por conta da grande movimentação de carros e ônibus que fazem o translado dos trabalhadores, e por conta disso acabam causando congestionamento, visto que somente um lado da via é utilizado, pois há um grande buraco do outro lado”, expõe Aurélio Goiano.

Josemir Santos

Por sua vez, Josemir Santos solicita o imediato asfaltamento dos trechos da VS-17 e VS-03, deteriorados com as chuvas e pelo grande fluxo de trânsito nas estradas de chão, situação que vem causando grandes transtornos para a comunidade, que precisa dos acessos para escoar suas produções.

O parlamentar acredita que com o asfaltamento do trecho solicitado os trabalhadores rurais, que fazem parte da agricultura familiar, terão grandes melhorias e gerarão mais renda, melhorando o abastecimento para a comunidade e região.

Construção de ciclovia

Zé do Bode

Já a construção de uma ciclovia na Rodovia PA-160, no trecho que vai da zona urbana até a Vila Cedere I, na zona rural de Parauapebas, foi requerida pelo vereador Zé do Bode, por meio da Indicação nº 599/2021.

Para instalação da ciclovia, o legislador justifica que com os crescentes problemas de mobilidade urbana, ocasionados pelo excesso de veículos nas ruas, é necessário o uso de alternativas de deslocamentos em áreas urbanas, como a bicicleta, pois em diversas cidades nacionais e outros países seu uso como meio de transporte e exercício é uma realidade.

Zé do Bode acrescenta que, além de contribuir para a redução dos congestionamentos, essa alternativa tem efeitos extremamente positivos sobre o meio ambiente, por reduzir as emissões de gases que contribuem com o efeito estufa e sobre a saúde pública, por representar uma forma de combate ao sedentarismo e seus males.

Centro de apoio a caminhoneiros

Israel Miquinha

Por último, o vereador Israel Miquinha, por meio da Indicação nº 601/2021, solicitou ao governo municipal a construção de um centro de apoio para os caminhoneiros que atuam em Parauapebas.

De acordo com o vereador, a proposta é garantir que esses trabalhadores tenham um espaço seguro, com cobertura, para estacionar seus caminhões e preparar suas comidas, além de local para armar redes e banheiros para que consigam fazer sua higiene diária.

“Este é um anseio dessa classe trabalhadora que diariamente estaciona seus caminhões na cidade para o transporte de carga, pessoas que muitas vezes viajam com a família para conseguir aguentar os dias longe do lar, e que economizam para que a cada viagem garanta o pão de cada dia, tornando inviável o gasto com hotel ou restaurante, devido ao alto custo dos pedágios e dos combustíveis”, finaliza Israel Miquinha.

Depois de lidas, as indicações foram aprovadas em plenário e serão avaliadas pelos setores afins da prefeitura para serem executadas.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges e internet / AscomLeg2021