Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador Josemir Santos pede ao Executivo videomonitoramento nos pontos de ônibus e padronização de ciclovias

Na sessão ordinária desta terça-feira (14), o vereador Josemir Santos (Pros) apresentou ao plenário da Câmara duas indicações, uma delas pedindo ao Poder Executivo instalação de câmeras de videomonitoramento nos pontos de ônibus e a outra sugerindo sinalização e padronização das ciclovias.
  • Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 13h00
  • Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 13h02
Josemir explicou que através do Centro de Controle e Operações (CCO), da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Semsi), é possível ampliar as câmeras de videomonitoramento para cobertura dos pontos de ônibus da rota para as minas da mineradora Vale.

O pedido foi formalizado na Indicação de nº 588/2021, em que o parlamentar contou que é notória a importância dos serviços prestados pelo CCO no combate e prevenção a crimes e infrações de trânsitos na cidade.

“Por meio desta tecnologia, Parauapebas tem baixado os índices de violência. Este pedido vem reforçar a Indicação n° 575/2021, também de minha autoria, em que pedi ao Executivo a implantação da  'Rota Cidadã', que é a presença de uma guarnição fazendo rondas nas rotas de ônibus. O videomonitoramento vem reforçar a segurança nos pontos de ônibus”, destacou o vereador.

Na mesma proposição, Josemir pediu adesivos informativos com o número do “Disque CCO” para divulgar o canal de denúncias para a população.

A intenção do parlamentar é equipar as rotas de ônibus das minas da empresa Vale para proporcionar mais segurança aos trabalhadores que saem na madrugada para o trabalho, sobretudo, as funcionárias. O legislador ainda ressaltou que esta é uma forma de dar continuidade aos trabalhos de combate aos crimes e infrações de trânsito.

Vereador Josemir Santos

Sinalização para ciclistas
Na Indicação nº 589/2021, Josemir Santos sugeriu ao governo municipal que seja realizada a padronização e sinalização para ciclistas e pedestres na Estrada Faruk Salmen, no perímetro que vai da Delegacia de Polícia Civil a Palmares Sul, como em toda Parauapebas.

O legislador informou que, por meio de uma visita dos coordenadores de ciclismo, Robson e Cristiane Pessoa, da RC Bike, ao seu gabinete, teve conhecimento dos anseios da comunidade ciclista do município.

“Diariamente, centenas de pessoas em busca de melhor qualidade de vida fazem suas pedaladas de bike no centro de Parauapebas. Eu fiz o percurso que rotineiramente os ciclistas fazem e senti na pele o perigo a que eles são expostos nos trajetos em seus treinos individuais ou em grupo”, alegou.

O vereador ainda ressaltou que a ausência de infraestrutura adequada na cidade, combinada com a falta de campanhas educativas e de prevenção voltadas aos ciclistas, é o principal motivo do crescimento dos indicadores de acidentes fatais e
no município. Sendo o principal objetivo da indicação a redução dos acidentes e a manutenção de espaços físicos diferenciados para o deslocamento das bicicletas, como ciclovias e ciclofaixas.

Na proposição, Josemir ainda pediu que seja instalado informativo indicando a velocidade máxima das vias urbanas. Medida que, apesar de simples, favorece não somente os ciclistas, mas também reduz o número geral de acidentes no trânsito.

“O ideal é que a circulação de ciclistas seja totalmente segregada da via comum. Caso não seja possível, as faixas especiais devem estar sinalizadas e respeitadas pelos demais veículos, como automóveis e motocicletas. Enquanto poder público, possibilitaremos melhor comodidade das pessoas que buscam fazer ciclismo, o que vai proporcionar mais segurança e fluidez no tráfego de ciclistas e pedestres de nossa cidade”, concluiu Josemir Santos.

Votação
Após serem apresentadas, as indicações foram submetidas à votação parlamentar. Ante a relevância dos pedidos, as proposições foram aprovadas em unanimidade pelos vereadores e serão enviadas ao Poder Executivo Municipal, que deverá analisar e, caso haja viabilidade orçamentária, implementar os pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)