Página inicial > Últimas Notícias (2) > Zacarias Marques indica implantação de faixas de retenção e recuo exclusivas para bicicletas e motocicletas

O vereador Zacarias Marques (PP) solicitou na sessão do dia 08/09, por meio da Indicação nº 569/2021, que a prefeitura elabore estudo de viabilidade para implantação de faixas exclusivas de retenção e recuo para motocicletas e bicicletas nos semáforos da cidade.

• Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 08h59
  • Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 09h00

A implantação de faixas de retenção é uma medida imprescindível para organização do trânsito e prevenção de acidentes. As faixas consistem em identificação no solo de área exclusiva para motocicletas e bicicletas aguardarem a mudança do semáforo e ficarem posicionadas entre a faixa de pedestres e a faixa de retenção dos veículos.

“A iniciativa tem o objetivo de proporcionar maior segurança para condutores de motos e ciclistas que ficarão estacionados em local diverso dos automóveis, ocasionando a redução de colisões entre quaisquer destes e carros e entre ciclistas e motos no momento da saída. Com a sinalização, os condutores de motos serão compelidos a respeitar a linha de retenção exclusiva para ciclistas e a faixa de travessia de pedestres”, destaca Zacarias Marques.

De acordo ainda com o vereador, a identificação das faixas de retenção dará maior visibilidade aos motociclistas, evitando que pedestres e ciclistas sejam surpreendidos com o surgimento brusco de motos sem que haja tempo para se desvencilhar, coibindo a incidência de atropelamentos e diminuindo o número de acidentes envolvendo motos, bicicletas e pedestres nos cruzamentos.

Depois de ser apresentada em plenário, a indicação foi aprovada por unanimidade e agora ela será avaliada pelo governo municipal para entrar em execução.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021