Página inicial > Últimas Notícias (2) > Aurélio Goiano solicita obras de infraestrutura para Novo Horizonte e retirada de veículos abandonados das ruas

Na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na última quarta-feira (8), o vereador Aurélio Goiano (PSD) apresentou duas indicações, uma delas solicitando do governo municipal a realização de obras de drenagem, pavimentação asfáltica e limpeza da Rua Dakar, no Bairro Novo Horizonte (Indicação nº 554/2021); e a outra sugerindo que sejam adotadas providências em relação aos veículos que se encontram em estado de desuso, em calçadas e acostamentos de vias públicas da cidade (Indicação nº 568/2021).

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 11h27
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 11h29

Obras de infraestrutura
Neste pedido, o parlamentar reclama que ao longo dos anos a população do município vem sofrendo com a problemática do asfalto na cidade, uma realidade observada por onde se passa, com ruas intrafegáveis e cheias de buracos.

“Mesmo com um orçamento de um pouco mais de 129 milhões de reais, nos deparamos com ruas como a Dakar, no Bairro Novo Horizonte, intrafegável, com um alagamento notável, além de uma enorme ruptura no asfalto, causando aos moradores da rua e quem precisa passar diversos transtornos”, destaca Aurélio Goiano.

Ele acrescenta que a falta de tais estruturas na via mencionada tem causado alagamento e acúmulo de lixo, o que pode causar doença, lama, mosquito transmissores de doenças como a dengue, o que como consequência pode causar uma sobrecarga no sistema de saúde. Por isso, a necessidade do pedido em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras (Semob) e limpeza pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb).

Veículo em desuso
Para este pleito, Aurélio Goiano denuncia que existem inúmeros veículos em estado de desuso em calçadas e acostamentos de vias públicas da cidade, situação que vem provocando tomada de vagas de estacionamento que poderia estar servindo veículo que se encontra em situação de uso e poluição visual.

O parlamentar assinala que, para quem utiliza o transporte próprio e resolve compromissos no centro da cidade, exige paciência, uma vez que até mesmo a simples tarefa de pagar uma conta em instituição financeira pode custar tempo aos que buscam uma vaga dentro do quadrilátero central, lembrando que a falta de espaço para estacionamento é uma reclamação antiga.

“A ausência de espaço não se mostra apenas um problema para os veículos maiores, como também para os mais compactos, como as motocicletas. Por conta disso, muitos fazem uma parada rápida em locais não autorizados e acabam sendo multados pelos agentes”, observa o legislador.

Outra situação apontada por Aurélio Goiano é a poluição visual, que causa graves males à saúde, agredindo a sensibilidade humana, influenciando a mente e afetando mais psicologicamente do que fisicamente.

“O excesso de informação visual pode levar as pessoas a desenvolverem sintomas de estresse e transtornos de hiperatividade, por exemplo, já que é como se os olhos delas nunca descansassem”, conclui o vereador.

As duas indicações foram lidas em plenário pelo autor e aprovadas pelos demais vereadores, e agora elas serão avaliadas pelas secretarias afins, para serem executadas.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021