Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador Joel do Sindicato pede à prefeitura que proporcione capacitação profissional para comunidade do Bairro dos Minérios

A criação de um centro profissionalizante no Bairro dos Minérios foi solicitada pelo vereador Joel do Sindicato (PDT) na sessão ordinária desta quarta-feira (8), por meio da Indicação nº 563/2021.
  • Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 09h35
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 09h41
O parlamentar contou que a população residente naquele bairro tem sofrido com a ausência de instituições que preparem as pessoas para o mercado de trabalho.

“Por ser uma população em sua maioria carente, contratar o serviço de qualificação profissional e deslocar-se aos bairros onde se localizam as instituições que prestam serviço dessa natureza configuram verdadeiras barreiras econômicas e sociais”, explicou Joel do Sindicato.

O legislador ainda ressaltou que para inserção no mercado de trabalho três fatores principais são necessários: a existência de vaga, a qualificação e a experiência profissional. E que, ultimamente o número de vagas de emprego não tem sido o problema em Parauapebas, no entanto, quando se fala em qualificação e experiência profissional, a situação infelizmente é outra, já que o aumento do número de postos de trabalho não acompanha a quantidade de profissionais qualificados e experientes.

“Recebemos todos os anos milhares de pessoas em Parauapebas, por ser conhecida em todo o Brasil como uma 'terra' rica de muitas oportunidades, fato que nos obriga a responsabilidade de sermos promotores de condições mínimas para que essas oportunidade sejam conquistadas pelo nosso povo, eliminando as barreiras que impedem as pessoas carentes de nosso município ocuparem as melhores vagas”, concluiu o vereador.

Vereador Joel do Sindicato

Recapagem de pneus
Ainda na sessão ordinária, o vereador Joel apresentou ao plenário a Indicação nº 562/2021, solicitando ao Poder Executivo a contratação do serviço de recapagem em lugar da aquisição de novos pneus para os veículos e máquinas da frota municipal.

Para o vereador, a recapagem é uma alternativa, além de mais econômica e de eficiência comprovada, mais alinhada à preservação do meio ambiente.

Segundo ressaltou Joel do Sindicato, o serviço de recapagem de pneus, que consiste na higienização, inspeção, raspagem, análise da carcaça e eventual conserto desta, é um processo que realiza a troca da banda de rodagem usada de um pneu por uma nova, o que é, sem dúvidas, a solução custo-benefício mais vantajosa aos cofres do município, pois o serviço garante entre 70% e 80% da vida útil do pneu, custando pelo serviço cerca de 30% do valor de pneu novo. Ou seja: o município economizará cerca de 70% do valor gasto na aquisição do produto.

Conforme destacou o parlamentar, outro fator determinante é a questão ambiental relacionada ao serviço de recapagem, já que trata-se de reciclagem de material que, por si só, traduz a sua importância à preservação ambiental, pois faz o aproveitamento dos pneus usados, aumentando sua vida útil, os quais geralmente seriam destinados ao descarte, aumentando o volume de material caracterizado como lixo.

Joel ainda contou que muitos municípios brasileiros já entenderam a importância do serviço de recapagem, como é o caso de Marabá, que possui contratos decorrentes de processos licitatórios de serviço de recapagem para a sua frota municipal.

“O município de Parauapebas tem frota própria de veículos, como é o caso dos ônibus escolares, ambulâncias e máquinas. Por sermos um município conhecido como explorador de minério, temos uma grande responsabilidade em adotar políticas públicas e estimular atividades mercadológicas que diminuam os impactos ambientais e busquem o bem-estar ambiental”, finalizou o vereador Joel do Sindicato.

Votação
Após as devidas apresentações e debates, as proposições foram submetidas à votação parlamentar. Compreendendo a importância dos pedidos, a Câmara aprovou as matérias em unanimidade. Com a votação favorável, ambas serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se houver viabilidade orçamentária, implementar os pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)