Página inicial > Últimas Notícias (2) > Ivanaldo Braz sugere obrigatoriedade de atendimento odontológico a pacientes internados

O vereador Ivanaldo Braz (PDT), presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, apresentou na sessão do dia 31/08 o Projeto de Lei nº 110/2021, sugerindo obrigatoriedade do atendimento odontológico a pacientes em regime de internação hospitalar.

• Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 16h16
  • Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 16h17

De acordo com o parlamentar, a infecção bucal é uma complicação frequente e de elevada mortalidade nos pacientes internados em UTI. Estes pacientes são usuários com absoluta restrição das necessidades diárias de higiene e cuidados bucais.

“Esta condição de deficiência de higiene bucal em pacientes críticos que com frequência permanecem com a cavidade bucal exposta, devido à intubação orotraqueal, provocando a desidratação da mucosa oral e diminuição do fluxo salivar, desencadeia frequentemente doenças oportunas como periodontites, gengivites, otites, rinofaringites crônicas, candidoses, halitose, herpes, entre outras”, orienta Ivanaldo Braz.

Segundo ainda o vereador, estudos recentes mostraram que a quantidade de biofilme em pacientes de UTI aumenta com o tempo de internação e, paralelamente, ocorre aumento de patógenos respiratórios que colonizam o biofilme bucal, com potencialidade para causar pneumonia, uma vez que frequentemente em UTI o paciente necessita de ventilação mecânica.

Assim, continua o legislador, a necessidade da presença de cirurgião dentista para atuar nesse cenário com equipes de multiprofissionais, de forma interdisciplinar e transdisciplinar na promoção da saúde, na prestação de assistência odontológica aos pacientes em regime de internação, ambulatorial, domiciliar, urgência e emergência e pacientes críticos, atuando integrado aos diversos profissionais envolvidos no cuidado ao paciente.

“Nesse contexto, a inserção da odontologia nas unidades hospitalares traz inúmeros benefícios, como a redução de tempo de internação, diminuição do gasto com antibióticos de alto custo e prescrição de medicamentos; diagnóstico precoce de doenças graves e queda na indicação de nutrição parenteral com o paciente”, destaca Ivanaldo Braz.

Depois de ser apresentado em plenário, o projeto de lei foi aprovado pelos demais vereadores e agora ele será encaminhado para análise e sanção do prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021