Josivaldo da Farmácia propõe doação de madeira do Prosap para polo moveleiro e construção de campo de futebol
O vereador Josivaldo da Farmácia (PP) apresentou duas indicações na sessão ordinária do dia 31/08, sugerindo a doação da madeira oriunda da supressão do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) para empresários do polo moveleiro (Indicação nº 545/2021); e a construção de um campo de futebol e uma quadra poliesportiva no Bairro Alto Boa Vista (Indicação nº 546/2021).
Madeira do Prosap
Na justificativa da indicação, o vereador considera de extrema importância a doação de madeira, pois isso trará benefícios nos âmbitos econômico, social e ambiental, já que, além da reutilização e de dar uma destinação limpa e legal à matéria-prima, também irá oportunizar a geração de renda, manutenção de emprego e a melhoria da vida dos moveleiros em Parauapebas, atendidos pelo programa de revitalização promovido por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), minimizando uma das maiores dificuldades desses empresários, que é a aquisição de matéria-prima.
Em contrapartida, destaca Josivaldo, o polo moveleiro irá destinar alguns móveis e algumas peças que serão utilizadas nas praças, nas próprias obras do Prosap.
“A madeira a ser doada é matéria-prima legal, dentro de todos os ditames da legislação ambiental vigente, tendo em vista que é um produto proveniente da utilização do Prosap, que está sendo fiscalizado pelo BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento]”, aponta o parlamentar.
De acordo ainda com Josivaldo da Farmácia, a utilização da madeira pelos moveleiros resultará no aumento da produção e culminará em uma feira que será realizada em parceria entre Prosap e Seden para expor os móveis que serão produzidos com o material doado, incentivando a comercialização e gerando a economia na cidade de Parauapebas.
Campo de futebol e quadra
Com a aprovação destes pedidos, o vereador explica que o poder público municipal passará a ser um grande incentivador para que os jovens pratiquem mais esportes, o que ajuda a diminuir o risco de doenças provocadas pelo sedentarismo, como a obesidade infantil, melhorando a qualidade de vida, auxiliando no desenvolvimento de habilidades cognitivas e, ainda, tornando-se um grande instrumento de integração da comunidade e das crianças, auxiliando na inclusão social.
Josivaldo da Farmácia defende também que a prática de esporte atua como uma forma de prevenção às drogas e no combate à violência, pois entretém os jovens e evita que estes fiquem nas ruas, auxiliando no distanciamento de interesses e comodismo das crianças e adolescentes pela tecnologia, que os mantêm desligados do mundo externo, sem interação social.
Destaca ainda o legislador que a construção de um campo de futebol e uma quadra poliesportiva atenderá não somente os moradores do Bairro Alto Boa Vista, como também os moradores do vizinho Residencial Alto Bonito.
Depois de serem lidas em plenário, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas seguem para serem apreciadas pelo Poder Executivo.
Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021
Redes Sociais