Página inicial > Últimas Notícias (2) > Israel Miquinha propõe construção de Cras e Creas nas vilas Sanção, Paulo Fonteles e Apa do Gelado

O vereador Israel Miquinha (PT) sugeriu na sessão da Câmara desta terça-feira (31), por meio da Indicação nº 540/2021, que a prefeitura construa unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) nas vilas Sanção, Paulo Fonteles e Apa do Gelado, zona rural do município.

• Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 19h40
  • Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 19h42

Segundo Miquinha, essas comunidades vêm sofrendo bastante com o crescente número de violência sexual contra crianças e adolescentes, além do aumento da ociosidade e consequentemente marginalidade dos jovens. Por isso, os moradores clamam pela instalação de unidades do Cras e do Creas nas três vilas.

Os centros de referências são unidades de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que têm por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades, do protagonismo e do fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e da ampliação do acesso ao direito à cidadania.

E por ter caráter protetivo, proativo e preventivo, as unidades de referência são uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social, pois ajudam quem mais necessita da proteção do governo e contribuem para o crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Então, é de extrema importância que as áreas mais vulneráveis tenham unidades do Cras e do Creas, para garantir que a população dessas comunidades tenha acesso a uma maior assistência por parte do poder público”, enfatiza o vereador.

Pavimentação asfáltica e construção de calçadas
Ainda na mesma sessão, Israel Miquinha pediu na Indicação nº 541/2021 pavimentação asfáltica dos bairros Renascer e Palmares II, e a construção de calçadas nas principais avenidas de Palmares Sul e Palmares II.

O parlamentar defende na justificativa da proposição que o desenvolvimento de uma região passa por melhorias na infraestrutura das cidades, como pavimentação, calçadas, saneamento básico, escolas, parque, hortos e conservação dos espaços públicos, pois proporciona conforto à população e melhora as condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública e disponibilizando níveis satisfatórios de bem-estar, segurança, saúde, economia e desenvolvimento das pessoas e da região.

“Por isso, ruas com asfalto de qualidade, sinalização, saneamento, canteiros floridos, grandes quantidades de árvores, parques e segurança são fundamentais para o atrativo turístico e econômico, além de melhorar a qualidade de vida da população e de seus gestores como um todo”, destaca Israel Miquinha.

Depois de serem lidas em plenário, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para serem avaliadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges / AscomLeg2021