Vereador Josemir Santos sugere que prefeitura promova ações de urbanização
Medidas que promovam organização urbana em Parauapebas foram solicitadas pelo vereador Josemir Santos (Pros) na sessão ordinária desta terça-feira (24). O parlamentar apresentou ao plenário as indicações nº 537 e nº 538/2021, que sugerem construção de calçadas com acessibilidade e renomeação de ruas e avenidas do município.
Renomeação de ruas
A criação de um banco de nomes e renomeação de ruas e avenidas de Parauapebas foi o primeiro pedido (Indicação nº 537/2021) apresentado por Josemir Santos na sessão ordinária. A proposta é que sejam coletados nomes de personalidades que contribuíram com a história do município, do estado e do país.
O parlamentar ainda sugeriu que os nomes a serem selecionados ocorram com base na relevância das respectivas trajetórias, como, por exemplo, profissionais da educação, voluntários, personalidades do setor cultural e da sociedade civil.
O banco de nomes deverá ser elaborado em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) para nomear diversas ruas e avenidas de projetos das incorporadoras que ainda estejam com letras e números.
Para Josemir Santos, a ação vai facilitar a localização e imprimir a memória do município em ruas e avenidas, valorizando as personalidades importantes na construção de Parauapebas e do país.
Vereador Josemir Santos apresentando as proposições.
Padronização de calçadas
A padronização de calçada de pedestre com acessibilidade, na Av. “E”, no perímetro de todo o entorno da quadra da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi o pedido do vereador Josemir Santos na Indicação nº 538/2021.
Segundo contou Josemir, os usuários da secretaria e dos estabelecimentos no entorno, bem como os moradores próximos da área, têm reclamado do calçamento com nivelamento irregular.
“Trata-se do Bairro Cidade Nova, onde várias dezenas de pessoas, cadeirantes e outros, em busca dos serviços de Correios, como também os serviços de assistência social, fazem uso dessas calçadas. Fiz o percurso em torno das Ruas E, 10, D e 11 e senti na pele a dificuldade para os cadeirantes que necessitam utilizar o trajeto. Por isso, é necessário que seja promovida a padronização e a melhoria das calçadas em todo o entorno da quadra da Semas, para possibilitar melhor comodidade das pessoas que buscam os serviços oferecidos nessa região, o que vai proporcionar mais segurança aos nossos cadeirantes e fluidez no tráfego de pedestres na localidade”, concluiu o vereador.
Votação
Ao serem colocadas em votação, as indicações foram aprovadas em unanimidade pelos vereadores. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as proposições aprovadas serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se possível, executar os pedidos.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)
Redes Sociais