Página inicial > Últimas Notícias (2) > Leandro do Chiquito solicita posto policial em Palmares II e pintura dos prédios públicos com tinta repelente

No decorrer dos debates parlamentares ocorridos na terça-feira (17), em sessão ordinária, o vereador Leandro do Chiquito (Pros) apresentou uma indicação e um requerimento.
  • Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 09h15
  • Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 09h23
Na Indicação nº 512/2021, o parlamentar solicitou ao Poder Executivo municipal que faça uso de tinta repelente insecticida nas instalações públicas dos prédios de propriedade da Prefeitura de Parauapebas.

Leandro do Chiquito defendeu que a medida é necessária, tendo em vista que vivemos na região amazônica, marcada por diversas doenças endêmicas e epidêmicas. Além disso, a ciência deve estar a serviço da comunidade no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias que proporcionem mais qualidade de vida.

Vereador Leandro do Chiquito

“Já existe no mercado uma tinta com alta resolução de proteção contra a proliferação de insetos e animais peçonhentos nocivos à saúde humana, com aprovação de órgãos internacionais e nacionais, como a Organização Mundial da Saúde [OMS] e Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa], que pode ser utilizada”, explicou o vereador.

Alternativas de produtos com carbapaint 10, que é um revestimento em formato de tinta que possui microcápsulas de inseticidas que combatem as pragas, erradicação de insetos e aracnídeos (barata, aranhas, mosquitos, ácaro, moscas, percevejo, carrapatos formigas etc) e no controle de vetores que transmitem doenças endêmicas (chagas, dengue, malária, zica e chikungunya), têm eficácia comprovada.

O legislador também destacou que o custo da tinta repelente insecticida não se apresenta distante das tintas comuns existentes no mercado e que, além do baixo custo, são mais adequadas para pintar as instituições públicas.

Posto policial
Na mesma sessão, Leandro do Chiquito apresentou o Requerimento nº 30/2021, requisitando ao presidente da mesa diretora da Câmara, vereador Ivanaldo Braz (PDT), que expeça ofício ao Governo do Estado, com cópia para a Secretaria de Segurança Pública, solicitando instalação de um posto da Polícia Militar no Bairro Palmares II.

Leandro do Chiquito contou que um posto policial no bairro é uma solicitação da comunidade de Palmares II. “Membros da comunidade do bairro me contaram que tem ocorrido diversos crimes, como furtos, roubos, homicídios e tráfico de drogas, o que tem contribuído para a sensação de insegurança no local”, relatou o parlamentar.

O vereador ainda destacou a distância do bairro ao centro urbano, o que gera uma demora no atendimento por parte da Polícia Militar.

“É de grande relevância o pleito quanto à implementação de um posto policial, pois o mesmo irá atender às diversas comunidades circunvizinhas. Portanto, é importante efetivar essa política pública e garantir o direito social à segurança, previsto no art. 6º da Constituição de 1988”, destacou o parlamentar.

Por fim, Chiquito ressaltou que a força policial é uma das mais importantes instituições governamentais, tendo como missão a preservação, manutenção e a restauração da segurança e da ordem pública.

“A sociedade como a conhecemos depende da estabilidade política, social e econômica. Quando um país tem como principal característica a violência desenfreada, perde-se investimentos, aumentam-se as desigualdades sociais e falta o respeito para com o próximo”, concluiu Leandro do Chiquito.

Aprovação
Após serem lidas ao plenário, as proposições foram votadas e aprovadas pelos vereadores. Com a aprovação, a indicação será direcionada ao Executivo para análise de viabilidade orçamentária e possível execução. O presidente da Câmara se comprometeu em dar providência ao requerimento aprovado e expedir os ofícios solicitados.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)