Página inicial > Últimas Notícias (2) > Josivaldo da Farmácia requer atendimento prioritário para portadores de fibromialgia e revitalização de estradas na zona rural

Por meio de duas indicações, o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) propôs, respectivamente, que o governo municipal faça cumprir a Lei nº 4.837/19 que garante atendimento prioritário aos portadores de fibromialgia, lúpus e ataxia (Indicação nº 506/2021); e inclua no calendário de obras do município a revitalização das estradas ao entorno da Vila Valentim Serra, Sul Carajás e PA Terra Roxa, na zona rural do município (Indicação nº 507/2021). Os pedidos foram feitos na sessão da Câmara desta terça-feira (17).

• Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 18h07
  • Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 18h08

Indicação nº 506
Conforme explicou o parlamentar, fibromialgia é uma doença grave e silenciosa que não tem cura e que causa dores no corpo, principalmente na musculatura. A doença é conhecida como uma síndrome dolorosa crônica, sem uma causa definida. O paciente tem dificuldade em produzir hormônios e neurotransmissores relacionados ao alívio da dor.

Josivaldo da Farmácia explica que a Lei nº 4.837/19, de 19 de dezembro de 2019, dispõe sobre o atendimento prioritário aos portadores de fibromialgia, ataxia ou lúpus nos setores públicos e privados, no município de Parauapebas.

Ele acrescenta que a referida lei previa entrada em vigor em 30 dias após sua publicação, mas até agora esta aplicabilidade não foi observada. Por isso, o parlamentar solicita seu cumprimento para que seja colocado em prática o previsto e garantido o direito de preferência do atendimento aos portadores de fibromialgia, ataxia ou lúpus e, ainda, que sejam tomadas providências por meio de campanhas, a fim de alcançar ampla divulgação dos termos previstos para maior alcance da população que necessita da utilização deste benefício.

O vereador sugere que um dos períodos para a campanha de divulgação seja programado para todo mês de maio, por ser dia 12 de maio considerado o Dia Mundial da Fibromialgia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Indicação nº 507
Na justificativa desta indicação, Josivaldo esclarece que, devido ao extenso período sem manutenção, as estradas e vicinais localizadas no entorno da Vila Valentim Serra, Sul Carajás e PA Terra Roxa se encontram intrafegáveis, prejudicando a escoação da produção da agricultura familiar, deslocamento de estudantes para as escolas e transporte geral de moradores que necessitam se deslocar diariamente à sede do município.

Diante da situação, o legislador pede que seja feito o motonivelamento, colocação de cascalho e nivelamento das ladeiras da estrada conhecida como Sul Carajás, para que haja segurança aos condutores e evite demanda judicial causada por prejuízos sofridos pelos produtores rurais.

Após serem lidas em plenário, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para que a viabilidade seja avaliada pela Secretaria Municipal de Obras.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021