Página inicial > Últimas Notícias (2) > Josivaldo da Farmácia solicita inclusão de motolâncias no Samu e regularização de lotes no polo moveleiro

Proposições nas áreas da saúde e regularização urbana foram apresentadas pelo vereador Josivaldo da Farmácia (PP) na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre de 2021, realizada na Câmara Municipal de Parauapebas na última terça-feira (3).

• Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 10h09
  • Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 10h12

Josivaldo durante leitura das proposições

Motolâncias
Na Indicação nº 477/2021, Josivaldo solicitou a inclusão de motolâncias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que é acionado em casos de acidentes de trânsito com vítimas, pessoas com problemas cardiorrespiratórios, situações de intoxicação, trabalhos de parto com risco de morte da mãe e do feto, entre outras situações graves em que não é possível ou indicado levar a vítima até uma unidade de pronto atendimento.

A sugestão do vereador é para que a prestação deste serviço por meio de motolâncias seja utilizado para atendimento das vítimas de acidentes de trânsito em vias congestionadas ou envolvidas em outras ocorrências, principalmente em áreas de difícil acesso.

“As motolâncias serão operadas por profissionais habilitados, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que farão cursos de atendimento pré-hospitalar e de motociclista de atendimento em urgência, incluindo treinamento prático e teórico de pilotagem defensiva e ofensiva. A utilização deste serviço é de extrema importância, tendo em vista que possibilitará maior agilidade no atendimento ao paciente, proporcionando menor risco à piora do quadro em que se encontrará”, explicou.

Regularização do polo moveleiro
Em seguida, Josivaldo da Farmácia apresentou a Indicação nº 478/2021, pedindo a concessão de títulos definitivos aos possuidores de terrenos localizados no distrito industrial e polo moveleiro de Parauapebas.

O vereador ressalta que, tendo em vista as finalidades econômicas e sociais dos imóveis localizados no distrito industrial, que ali exercem o seu comércio, é de extrema importância que seja feita a regularização de seus títulos definitivos.

“Com a formalização do imóvel, o possuidor contará com benefícios desde a segurança jurídica de ter sua propriedade legalizada, a partir da aquisição do título definitivo, e posteriormente do registro em cartório, bem como a valorização do imóvel e a possibilidade de fazer financiamentos e empréstimos, resultando no desenvolvimento da economia por meio de investimentos seguros por parte do comerciante, na qual resultará na geração de emprego”, explicou o vereador.

Aprovação
As duas indicações de Josivaldo da Farmácia foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen e dos gestores das secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento e da Coordenadoria de Terras.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg 2021