Joel Alves solicita medidas sanitárias em escolas e testes anticorpos neutralizantes para profissionais de saúde
Na reabertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre deste ano, ocorrida nesta terça-feira (3), o vereador Joel Alves (PDT) apresentou duas indicações solicitando benefícios para as áreas de educação e de saúde.
Na Indicação nº 465/2021, o parlamentar sugeriu que o governo municipal implante um pacote de medidas sanitárias nas escolas municipais na “volta às aulas”, com a instalação de totens contendo álcool em gel em locais estratégicos, distribuição de máscaras personalizadas ao modelo dos uniformes, implantação do serviço de aferição de temperatura corporal de cada aluno e designação de pelo menos um profissional de saúde a cada turno, em cada escola municipal, para prestar auxílio aos alunos e ao corpo docente, caso seja necessário, enquanto durarem as atuais condições sanitárias decorrentes da propagação do novo coronavírus.
“Com a volta às aulas prevista para este mês de agosto, precisamos equipar e preparar a rede pública municipal de educação para receber os alunos, garantindo sua incolumidade física e mental”, justifica Joel Alves.
Na segunda indicação, de nº 466/2021, o vereador propõe que o prefeito municipal assuma o custeio e promova as condições necessárias para que todos os profissionais de saúde do município possam exercer o direito de fazerem o exame sorológico denominado “teste de anticorpos neutralizantes” para que saibam se de fato adquiriram imunidade ao coronavírus após terem recebido as doses da vacina contra o referido vírus.
Segundo o legislador, o teste de anticorpos neutralizantes foi aprovado pela Anvisa e tem como objetivo analisar se o indivíduo possui anticorpos capazes de neutralizar a entrada do Sars-CoV-2 nas células, podendo evitar a replicação viral e, consequentemente, o adoecimento.
“O exame é realizado através de uma simples coleta de sangue e a amostra é levada para análise em laboratório, onde é utilizado um reagente que imita a estrutura do receptor que o vírus usa para se ligar e entrar na célula humana, sendo assim capaz de analisar especificamente se há presença de anticorpos neutralizantes e a quantidade deles no organismo”, detalha Joel Alves.
Depois de lidas em plenário, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para serem avaliadas pelo Poder Executivo.
Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021
Redes Sociais