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Braz é eleito presidente da Câmara para os próximos dois anos

 A eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio de 2015/2016 aconteceu neste segunda-feira, 01. A Sessão Extraordinária realizada exclusivamente para o sufrágio contou com a presença dos quinze parlamentares, que puderam escolher, por voto aberto, entre as chapas 'União do Parlamento' e 'Independência e União'.

  • Publicado: Sexta, 22 de Mai de 2015, 08h56
  • Última atualização em Sexta, 22 de Mai de 2015, 08h56
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A primeira chapa, composta pelos vereadores Ivanaldo Braz (SD) no cargo de presidente, Antônio Chaves (PSDB) para vice-presidente, Maridé Gomes (PSC) como primeiro secretário e Luzinete Batista (PV) como segunda secretária, saiu vitoriosa do pleito, com oito votos. A chapa concorrente, 'Indepedência e União', formada por José Pavão (SD), Eliene Soares (PT), Bruno Soares (PP) e Charles Borges (SD), recebeu cinco votos. Houve, ainda, abstenção dos vereadores Israel Pereira, o Miquinha, e Euzébio Rodrigues, ambos do PT.

O presidente eleito para os próximos dois anos ressaltou que pretende fazer uma gestão que abranja a todos os parlamentares. “Esse é um momento importante pro Legislativo. Como presidente eu não quero ser gestor apenas para os que me apóiam, mas para os quinze vereadores”, declarou Braz.

O líder da chapa 'Independência e União', Pavão, explicou que compôs um grupo concorrente porque não se sentia representado pela composição opositora. “Eu estou nessa Casa como representante do povo e com a convicção que o homem tem que ter palavra para ser digno. Em hipótese nenhuma nós teríamos chances de ganhar essa eleição, porque nós sabíamos que tinhamos cinco votos, mas como nos colocamos como oposição mantivemos nossa postura”, ressaltou Pavão.

A Mesa Diretora eleita inicia sua gestão em 1° janeiro e tem como principal atribuição a administração da Casa de Leis.

Saiba quem são os novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas

Ivanaldo Braz (SD)  - Presidente

Ivanaldo Braz Silva Simplicio, nascido em 05 de janeiro de 1977, em Presidente Dutra-MA, chegou em Parauapebas na década de 90. Como milhares de migrantes, veio para o município em busca de melhores condições de vida. Casado com Maquivalda Aguiar Barros, filho de agricultores, trabalhou como servidor público durante seis anos na Câmara Municipal e na Prefeitura Municipal de Parauapebas. Também atuou como operador de máquinas pesadas na mina de ferro de Carajás. Na época em que chegou ao município trabalhou, junto com sua família, na campanha eleitoral do ex-vereador Riba do Gelado, ajudando em sua eleição. Segundo ele, foi nessa época que se apaixonou pela política. Com essa experiência aconselhou o primo Adelson Fernandes a pleitear um cargo no legislativo municipal. Adelson ocupou o parlamento por duas legislaturas. Em 2012, Braz percebeu que tinha chegado o momento de lançar sua candidatura, saindo vitorioso com 1.500 votos.

Major da Mactra (PSDB) - Vice-Presidente

Antônio Chaves de Sousa, o “Major da Mactra”, nasceu em 03 de maio de 1968, em Independência-Ceará, onde viveu apenas seu primeiro ano de vida. Depois mudou-se para Imperatriz-Ma, onde passou grande parte de sua infância e adolescência. Quando atingiu sua maior idade foi para Campinas-SP, onde trabalhou como mecânico por 11 anos. Em 1995 veio para Parauapebas, na época montou uma oficina na Rua Santa Maria no Bairro da Paz. Em 2007 fechou a oficina e passou a trabalhar como encarregado na empresa Embranorte e posteriormente na empresa DCML, ao sair desta criou em 1998 a empresa Mactra e em 2011 vendeu-a. Major da Mactra é católico, casado com Edilene Martins Santos e tem uma filha. Em 2008 teve seu primeiro contato com a política, foi candidato a vereador pela primeira vez pelo PDT. Obteve nas urnas 1.109 votos, mas não foi eleito. Em 2012 foi candidato novamente, mas saiu vitorioso após receber 1.277 votos e conquistou uma vaga na Câmara Municipal de Parauapebas.

Maridé Gomes (PSC) - Primeiro Secretário

Maridé Gomes da Silva é o caçula de uma família humilde de 12 filhos. Nasceu no dia 28 de maio de 1967, em Piracuruca-PI, mas foi criado na cidade de Matões-MA. Em razão das adversidades da família abriu mão de sua infância e adolescência para ajudar seus pais na árdua vida de agricultor.Aos 19 anos, em 1986, chegou em Parauapebas trazendo na bagagem a esperança e a fé em Deus. Neste município constituiu família e sua vida profissional. Aqui trabalhou como jardineiro, motorista e operador de máquinas pesadas. Na vida pública atuou em atividades diversas, sendo candidato a vereador por duas vezes em 2004 e 2008. Na Secretaria Municipal de Obras – SEMOB foi chefe de transporte e de terraplanagem. O jovem pobre e sem qualificação de 26 anos atrás foi abençoado por Deus nesta terra . Hoje é detentor de um patrimônio de inestimável valor: sua família. Casado com a professora Cimeire Silva da Silva, teve  dois filhos: Thielly Sâmia da Silva e Thiago Breno da Silva. Sendo ainda agraciado com o mandato de vereador após receber 1.887 votos.

Luzinete Batista (PV) - Segunda Secretária

Luzinete Rosa Batista, popularmente conhecida como Irmã Luzinete, nasceu no dia 10 de junho de 1967, no município de Montanhas, no Espirito Santo. É casada com José Nadir Gomes dos Reis e tem quatro filhos, sendo duas mulheres e dois homens. De origem humilde, mudou-se para o estado do Pará ainda criança, juntamente com os nove irmãos e os pais, que vieram em busca de terras para trabalhar. Na época instalaram-se na região de Rondon. Depois seguiram para Marabá, cidade que Luzinete passou toda a adolescência e início da vida adulta. Trabalhou na casa da cultura e também foi produtora do canal de TV SBT. Em 1989, Irmã Luzinete decidiu vir para Parauapebas, que tinha acabado de ser emancipada. Em 1991 deu início a carreira de servidora pública, ao ingressar na Secretaria Municipal de Educação, onde trabalhou por 13 anos, como professora e coordenadora. Em 2004 foi para a Secretaria Municipal de Saúde para atuar como relações institucionais. Função que continuou exercendo quando foi convidada para compor a equipe de gabinete do prefeito Darci Lermen, em 2008. No ano seguinte foi integrar o quadro de servidores da Secretaria de Habitação, onde continuou atuando como relações institucionais e foi membro do Conselho Municipal de Habitação. Permaneceu nesta pasta até junho de 2012, quando licenciou-se para concorrer a uma vaga no legislativo municipal, sendo eleita com 1.245 votos.

Conheça as atribuições da Mesa Diretora

Presidente

Descritas nos Artigos 19 e 20 do Regimento Interno da Casa, as responsabilidades do Presidente do Legislativo são extensas e vão desde a organização das Sessões a questões orçamentárias. O Presidente é, também, o representante legal da Câmara nas suas relações externas, cabendo-lhe as funções administrativas e diretivas das atividades internas, competindo-lhe privativamente substituir o Prefeito na falta deste ou do Vice-Prefeito, completando se for o caso, o seu mandato ou até que se realizem novas eleições nos termos da legislação pertinente.

Abrange o Presidente superintender os serviços da Câmara, autorizar nos limites do orçamento as despesas e requisitar o numerário da Câmara ao Executivo; bem como apresentar ao Plenário, até o dia vinte de cada mês, o balancete, relativo às verbas recebidas e as despesas do mês anterior e, ainda, determinar o procedimento de licitações para compras, obras e serviços.

Atribuições do vice-presidente

Ao Vice-Presidente compete substituir o Presidente da Câmara Municipal em Plenário nas suas faltas ou impedimento e fora do Plenário, em suas ausências ou licenças, ficando nas duas últimas hipóteses, investidos na plenitude das respectivas funções.

Primeiro secretário

Cabe-lhe substituir o Vice-Presidente, sendo, também, o responsável por constatar a presença dos Vereadores ao se abrir a Sessão, confrontando-a com o Livro da Presença, anotando os que comparecerem e os que faltaram, com causa justificada ou não, e consignar outras ocorrências sobre o assunto, assim como encerrar o referido Livro, ao final da Sessão.

Compete-lhe ler a Ata e a Matéria do expediente, bem como as proposições e demais papéis e auxiliar a Presidência na inspeção dos serviços da Secretaria e na observância do Regimento da Casa.

Segundo Secretário

Assina, juntamente com o Presidente e o Primeiro Secretário, atos da Mesa, as atas das Sessões e os autógrafos destinados às sanções. Substitui o Primeiro Secretário na sua ausência e o auxilia no desempenho de suas atribuições na realização das Sessões Plenárias.

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