Eliene Soares propõe implantação de pronto-socorro infantil
Diariamente, nove crianças perdem a vida em decorrência de acidentes no Brasil. Nos primeiros quatro meses deste ano, 20.700 crianças foram parar no hospital no Pará, 458 delas em Parauapebas, das quais 13 morreram. O município já interna mais crianças por acidente do que Marabá, cuja população é maior.
Eliene Soares durante sessão online
Estas foram algumas das informações apresentadas pela vereadora Eliene Soares (MDB) na Indicação n° 439/2021, na qual propôs a implantação de um Pronto-Socorro Infantil (PSI) em Parauapebas.
A vereadora acredita que com o PSI em funcionamento, será possível garantir atendimento profissional especializado e com a agilidade que as situações de urgências e emergências pediátricas demandam.
“No Pronto-Socorro Infantil, profissionais seriam destacados para dedicar-se especialmente à saúde da criança e do adolescente, tendo em vista que os sinistros envolvendo esses indivíduos representam 14,5% do total de todas as internações do município. Com o PSI, teremos condições de tratar mais rapidamente, também, situações corriqueiras e até mesmo tentativas de suicídio, que não param de crescer entre nossos adolescentes e se tornou um problema de saúde pública”, argumentou Eliene.
A sugestão da parlamentar é para que o PSI seja implantado aproveitando o complexo de saúde do Hospital Geral de Parauapebas (HGP). Eliene acredita que assim, o município poderá contribuir para zerar o número de óbitos evitáveis de crianças e adolescentes.
A Indicação n° 439/2021 foi aprovada por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (22) e foi enviada para apreciação do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Assessoria da Vereadora (AscomLeg 2021)
Redes Sociais