Vereador Leandro do Chiquito pede à prefeitura doação de terreno para construção de sede da Liajup
O vereador Leandro do Chiquito (Pros) requisitou a doação de um terreno para a instalação da sede da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup).
O pedido foi apresentado ao plenário na sessão ordinária de terça-feira (25), por meio da Indicação nº 342/2021, onde o legislador oficializa a solicitação direcionada ao Executivo Municipal.
Vereador Leandro do Chiquito
Segundo explicou Leandro, a indicação foi feita em atendimento às reivindicações da Liajup no Ofício nº 18/2021. Assim, o legislador solicitou ao poder público municipal que realize estudo de viabilidade para a doação de um terreno para instalação da sede da entidade, que possui longa tradição de serviços culturais prestados à comunidade parauapebense.
“A doação se faz necessária, uma vez que um espaço reservado à entidade trará maior conforto para o desenvolvimento das atividades, além de oferecer estrutura para a realização de festas culturais juninas”, destacou Leandro do Chiquito.
A Liajup foi fundada em 2003 e possui atualmente 25 grupos juninos filiados, com cerca de 1.800 jovens cadastrados. A entidade vem desenvolvendo trabalhos sociais nas comunidades periféricas do município, ajudando os jovens, que na sua grande maioria são de famílias de baixa renda, a ficarem longe da marginalidade através da cultura e da arte.
Como fruto das atividades culturais desenvolvidas por estes jovens, a liga promove há 18 anos o festival junino Jeca Tatu, que enaltece a cultura regional ao povo de Parauapebas, além de aquecer a economia local por meio da realização dos tradicionais festejos juninos.
Diante da importante atuação da Liajup no cenário cultural de Parauapebas, os vereadores aprovaram a indicação, que visa conceder um terreno para a implantação da sede da entidade. A proposição aprovada será enviada ao Poder Executivo, que deverá analisar a viabilidade orçamentária e jurídica para a efetivação do pedido.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)
Redes Sociais