Página inicial > Últimas Notícias (2) > Construção de escola e inclusão de bancários em grupo prioritário para vacinação são solicitadas por Zacarias

Zacarias Marques (PP) apresentou duas proposições na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) desta terça-feira (18), com solicitações nas áreas da educação e da saúde.

• Publicado: Quinta, 20 de Mai de 2021, 10h56
  • Última atualização em Quinta, 20 de Mai de 2021, 11h00

Zacarias Marques - PP

Escola
Na Indicação n° 320/2021, o vereador sugeriu a realização de um estudo para analisar a viabilidade de construção de uma escola no Bairro Maranhão e ainda a conversão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Josias Leão da Silva em uma creche.

De acordo com o parlamentar, a Escola Josias Leão da Silva é considerada pequena para atender à demanda de alunos da região. A unidade fica localizada em área que compreende as proximidades dos bairros Cidade Nova e Jardim Canadá, o que significa que, além dos alunos residentes no Bairro Maranhão, ela pode atender também aos estudantes de ambos os bairros mencionados.

“Faz-se necessária a construção de uma escola municipal naquela área com espaço maior que o disposto na escola Josias Leão da Silva, a fim de viabilizar o acesso de um número superior de alunos àquele que ora são atendidos”, defendeu.

A sugestão de Zacarias é para que, sendo construída outra unidade de educação, o prédio da referida escola seja utilizado como creche, assim, além de atender mães das comunidades próximas que precisam trabalhar e não têm aonde deixar seus filhos, seria ainda uma forma eficiente de aproveitamento do espaço em benefício da população local.

Vacinação
Na sequência, o parlamentar apresentou a Indicação n° 323/2021, na qual solicita também a realização de estudo para verificar a possibilidade de inclusão dos bancários no grupo de prioridade para vacinação contra o novo coronavírus.

No entendimento do vereador, diante da impossibilidade de que todos possam ser vacinados, faz-se necessário que pessoas que exerçam trabalho em ambiente de grande circulação diariamente sejam incluídas no rol de classes prioritárias para receber a imunização.

“Visto que a atividade dos bancários é de alto risco de contágio e disseminação do vírus, a inclusão deles no grupo prioritário visa preservar a saúde e a vida destes trabalhadores, bem como fortalecer o sistema municipal de saúde, evitando que mais pessoas sejam contaminadas”, argumentou Zacarias no texto da proposição.

Aprovação
Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade e serão enviadas para análise do prefeito Darci Lermen. A Indicação n° 320/2021 será encaminhada também para as secretarias municipais de Obras e de Educação. Já a Indicação n° 323/2021 seguirá para a Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg 2021