Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Coleta seletiva do lixo e paradas de ônibus climatizadas são requisitadas pelo vereador Joel do Sindicato
Início do conteúdo da página

Coleta seletiva do lixo e paradas de ônibus climatizadas são requisitadas pelo vereador Joel do Sindicato

Proporcionar à comunidade de Parauapebas qualidade de vida também inclui oferecer conforto e sustentabilidade no uso dos serviços coletivos.  

  • Publicado: Terça, 18 de Mai de 2021, 20h17
  • Última atualização em Terça, 18 de Mai de 2021, 20h20

Paradas de ônibus 

Um dos serviços coletivos utilizados diariamente por grande parte da população do município é o transporte público coletivo. Ao observar as “paradas de ônibus”, o vereador Joel do Sindicato (PDT) contou que, em sua maioria, estão deterioradas e não atendem à função de abrigar os usuários. 

Para proporcionar “paradas de ônibus” confortáveis e seguras, Joel do Sindicato apresentou, na sessão ordinária desta terça-feira (18), a Indicação nº 312/2021, pedindo ao Poder Executivo Municipal a reforma e construção de novas “paradas de ônibus” cobertas, iluminadas, videomonitoradas e climatizadas com uso de energia fotovoltaica, a energia solar. 

Segundo assegurou o legislador, a implementação de paradas climatizadas vai amenizar o calor de forma sustentável, já que a energia solar é considerada uma energia limpa, isto é, sem impactos ambientais degradantes. E, ainda, trará economia aos cofres públicos no fornecimento de energia ao funcionamento das centrais de ar instaladas nas paradas de ônibus. 

Já a iluminação e videomonitoramento do ambiente das paradas de ônibus ajudarão na segurança das pessoas e do patrimônio público. 

Vereador Joel do SIndicato

Coleta seletiva de lixo 

Outra demanda que recebeu a atenção do vereador Joel foi a coleta de lixo. Na intenção de incentivar o descarte correto dos resíduos, fomentar a reciclagem e aumentar a sustentabilidade, o parlamentar pediu à prefeitura, na Indicação nº 313/2021, a implantação do serviço de coleta seletiva de lixo. E ainda, que o material coletado seja destinado às empresas e associações de recicláveis.  

Conforme contou Joel, o município de Parauapebas tem 33 anos de história e se destaca como um dos municípios brasileiros com maior Produto Interno Bruto (PIB), decorrente da exploração mineral como principal matriz econômica da cidade.  

Ocorre que o desenvolvimento econômico infelizmente não anda de mãos dadas com o desenvolvimento socioambiental, algo que se revela no fato de não ter sido implementada no município a coleta seletiva de lixo. 

“Além de não aproveitarmos a energia que o lixo produz, se tratado e posto nas condições adequadas para isso, ainda atentamos contra o meio ambiente ao não separar os resíduos. O serviço de coleta seletiva de lixo em nossa cidade não pode mais esperar para ser implantado, pois se trata de uma questão de saúde pública e ambiental, sendo urgente a resolução deste problema”, finalizou Joel do Sindicato. 

Aprovação 

Ao final da apresentação das indicações nº 312 e 313/2021, as matérias foram colocadas para votação parlamentar. Diante da necessidade de aperfeiçoar os serviços públicos coletivos oferecidos à comunidade do município, os vereadores aprovaram em unanimidade os pedidos.  

Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as matérias serão enviadas à prefeitura, que deverá analisar e implementar as solicitações, caso haja disponibilidade orçamentária para execução dos pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Fim do conteúdo da página