Vereador propõe concurso de receitas culinárias e Centro Cultural do Idoso
O vereador Joel do Sindicato (PDT) aproveitou os debates parlamentares desta terça-feira (4) para propor ações culturais voltadas para mulheres e idosos.
Segundo o vereador, é importante trazer melhorias significativas à cultura e à gastronomia de Parauapebas, porque a cultura é capaz de otimizar a qualidade de vida da terceira idade carente e das mulheres da cidade, além de estimular a união e a renda familiar, permitindo aos filhos e netos a dedicação às suas jornadas de trabalho.
Concurso de receitas culinárias
Em sua primeira proposição, Joel solicitou ao Poder Executivo, através do secretário municipal de Cultura, Sadisvan dos Santos Pereira, e da secretária municipal da Mulher, Edileide Maria Batista, que seja promovido um concurso de receitas culinárias.
Na Indicação nº 249/2021, o legislador contou que a intenção é promover um concurso de receitas culinárias envolvendo as mulheres que são comprovadamente residentes e domiciliadas em Parauapebas há pelo menos dois anos e pertencentes a um dos grupos de mães "donas de casa", merendeiras ou empregadas domésticas.
O concurso terá premiações e o objetivo de produzir um livro de receitas culinárias de Parauapebas. Conforme explicou Joel, as receitas serão recolhidas e cadastradas ou catalogadas em grupos a serem criados para juntos formarem o livro de receitas culinárias do município de Parauapebas.
“Esta ação contribuirá para o enriquecimento cultural que nosso município obterá, o qual ocorrerá através desse processo de catalogação dos melhores ‘pratos’ feitos pelos talentos de nossa cidade, constituindo como resultado final um livro de receitas”, assegurou o vereador.
Ainda justificando a importância desta ação cultural, Joel do Sindicato destacou que nesse momento crítico a pandemia tem provocado enfraquecimento da estrutura financeira de muitas famílias e promovido ambientes conflituosos nos lares, por isso é justo valorizar a mulher que tanto contribui com o bem-estar da família parauapebense.
Vereador Joel do Sindicato
Centro Cultural do Idoso
Na mesma sessão ordinária, o vereador Joel pediu a realização de um estudo de viabilidade para a criação de um Centro Cultural do Idoso. Segundo o legislador, a intenção é minimizar o abandono e violência doméstica contra idosos em Parauapebas.
A criação do Centro Cultural do Idoso foi oficializada na Indicação nº 255/2021, onde o vereador sugeriu que no espaço sejam oferecidos conteúdos e atividades artístico-terapêuticas aos idosos residentes e domiciliados no município.
Joel contou que o centro cultural também promoverá economia para a Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria de Assistência Social, já que as atividades e conteúdos artístico-terapêuticos, como pintura, artesanato, música etc., auxiliam no tratamento e prevenção de patologias e comorbidades dessa faixa etária, bem como de doenças físicas e mentais, reduzindo a hospitalização e recolhimento de idosos nos abrigos da cidade.
“Esta sugestão também inova e atende às metas do Poder Executivo, ao disponibilizar profissionais da área da saúde em cooperação coordenada com os profissionais da cultura em favor da população idosa”, finalizou o vereador Joel do Sindicato.
Votação
Após a devida apresentação das indicações, as proposições foram colocadas para apreciação parlamentar. Entendendo que os pedidos vão proporcionar bem-estar e entretenimento a mulheres e idosos do município, os vereadores aprovaram as indicações nº 249 e 255/2021, que serão enviadas ao Poder Executivo, por meio das pastas competentes, para estudo de viabilidade orçamentária para execução dos pedidos.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)
Redes Sociais