Zé do Bode cobra drenagem em pontos de alagamento e transparência em contratos da Saúde
Quatro proposições foram apresentadas pelo vereador Zé do Bode (União) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (7). As matérias aprovadas focam na preparação da cidade para o período chuvoso, na fiscalização dos gastos públicos na saúde e no diagnóstico da crise do comércio local.
Zé do Bode (União)
Drenagem contra alagamentos
Na Indicação nº 663/2025, Zé do Bode solicitou ao Poder Executivo a realização de manutenções urgentes no sistema de drenagem nos pontos de alagamento já identificados no município. O vereador alertou que a ineficiência do sistema tem causado transtornos significativos à população, comprometendo a mobilidade e oferecendo riscos à saúde pública com o início do período chuvoso.
O parlamentar deu destaque ao caso da Avenida B, no Bairro Cidade Jardim, que, apesar de ter sido recentemente contemplada com obras de revitalização, drenagem e recapeamento, apresentou problemas já nas primeiras chuvas. O vereador cobrou "revisões técnicas e de medidas preventivas mais efetivas" para garantir a funcionalidade das obras e evitar prejuízos maiores.
Transparência na saúde e na economia local
Zé do Bode também apresentou três requerimentos com foco na fiscalização do Poder Executivo:
• Contratos da Saúde (Requerimento nº 228/2025): O vereador cobrou uma relação completa de todos os contratos firmados pela Secretaria Municipal de Saúde em 2025. O objetivo é garantir a transparência e fiscalizar o uso de recursos, especialmente em face do histórico de preocupação com a destinação de "contratos milionários a empresas de fora do município". O requerimento pede detalhes como o valor global, a modalidade de licitação, o local de sede da empresa contratada e o cumprimento das obrigações contratuais.
• Crise no Comércio (Requerimento nº 229/2025): O parlamentar solicitou um levantamento atualizado sobre os imóveis comerciais desocupados em Parauapebas. Na justificativa da proposição, Zé do Bode aponta que a retração do comércio, com o fechamento de estabelecimentos, gera impactos na arrecadação, perda de empregos e desvalorização imobiliária. O levantamento é fundamental para subsidiar políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e à revitalização comercial, buscando "soluções efetivas, como programas de apoio à instalação de micro e pequenas empresas, renegociação de aluguéis, e estímulos fiscais".
• Cobertura de água na VS-10 (Requerimento nº 230/2025): Zé do Bode pediu informações sobre a cobertura de água potável nos bairros da região da VS-10 e as medidas emergenciais para garantir o acesso regular ao serviço. O vereador alertou que os problemas de abastecimento tendem a se agravar no período chuvoso, devido ao aumento da turbidez da água, gerando riscos à saúde da população. A solicitação visa obter dados precisos e um cronograma de obras e investimentos para a universalização do abastecimento na região.
A indicação e os três requerimentos foram aprovados e enviados para providências do Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Dione Gastão / AscomLeg 2025
Redes Sociais