Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Vereador Josemir propõe benfeitorias nas áreas de saúde e de obras
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vereador Josemir propõe benfeitorias nas áreas de saúde e de obras

Na sessão ordinária desta terça-feira (27), o vereador Josemir Santos (Pros) apresentou ao plenário da Câmara três indicações solicitando ações do Poder Executivo para ampliar o atendimento e tratamento a pessoas com sequelas das vítimas da covid-19 (Indicação nº 189/2021); construção de abrigo para idosos (Indicação nº 228/2021); e construção de praça na Vila Paulo Fonteles (Indicação nº 229/2021). 

  • Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 11h05

Sequelas da covid-19

Josemir Santos pediu que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, crie uma unidade operacional com equipes multidisciplinares de fisioterapeutas e psicólogos no atendimento a pessoas com sequelas da covid-19.  

Segundo explicou o vereador, nem sempre receber a notícia de que a covid-19 foi curada significa que a pessoa se recuperou plenamente de todas as complicações do coronavírus. “Para uma parcela de acometidos, em especial os casos mais graves que exigem internação na Unidade de Terapia Intensiva [UTI], há risco de sequelas no cérebro, nos rins, nos pulmões e no coração. O pulmão, por exemplo, tende a demorar mais para a recuperação, já que depois que o vírus vai embora a inflamação no pulmão pode persistir por semanas, comprometendo o funcionamento do órgão”, contou Josemir Santos. 

Ainda não há estudos conclusivos sobre a extensão das sequelas de covid-19, porém uma parcela significativa dos doentes recuperados continua necessitando de assistência fisioterapêutica após a alta hospitalar.  

Vereador Josemir Santos

Abrigo para idosos 

A inclusão da construção de um abrigo de idosos no planejamento de obras públicas do município também foi solicitada pelo vereador Josemir Santos. 

Para ele, a construção de um espaço para abrigar os idosos fará com que eles possam viver com maior qualidade de vida. Já que esta é uma parcela da população que, estando com a idade avançada e sem condição de se autossustentar, vive abandonada. 

“A criação do abrigo garantirá condições mínimas e necessárias para viabilizar as medidas protetivas aos idosos quando vitimizados ou em risco social, em situações que atingem ou podem atingir a sua dignidade e direitos”, destacou o vereador.

Com a construção do abrigo, o município economiza com aluguéis e sobrarão mais recursos para investir em política social. Assim, além da construção de forma planejada, seja estabelecido o trabalho multidisciplinar fundamental para a melhoria de condições de vida dos idosos através de ações continuadas. 

Praça na Vila Paulo Fonteles 

A construção de uma praça na Vila Paulo Fonteles foi o último pedido apresentado ao plenário pelo vereador Josemir Santos. O legislador ainda requereu que a futura praça tenha equipamentos de ginásticas ao ar livre e playground.  

Segundo explicou o vereador, a intenção é promover melhorias no lazer e mobilidade na vila. Assim, construindo uma praça com espaço e equipamentos adequado para a realização de esporte e lazer, com acesso estruturado, os moradores da localidade poderão realizar suas atividades esportivas e de lazer no local onde residem. 

Votação 

Após a apresentação das Indicações, os vereadores votaram as proposições. Ante a relevância dos pedidos, as matérias foram aprovadas em unanimidade e serão encaminhadas ao Poder Executivo, que deverá analisar a viabilidade financeira de implementação dos pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Fim do conteúdo da página