Página inicial > Notícias > Aurélio Goiano propõe produção agrícola para merenda escolar e restaurante universitário na Ufra e IFPA

Em duas indicações apresentadas na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (30), o vereador Aurélio Goiano (PSD) solicitou do governo municipal a criação de programa da agricultura familiar que priorize o fornecimento de seus produtos na merenda escolar nas escolas públicas (Indicação nº 113/2021); e convênio junto à Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e ao Instituto Federal do Pará (IFPA) para construção e manutenção de restaurante universitário em suas dependências (Indicação nº 154/2021).

• Publicado: Quinta, 01 de Abril de 2021, 10h36

Merenda escolar
Na proposta de aquisição de produtos agrícolas para merenda escolar, o parlamentar justifica que a matéria visa dar preferência à aquisição de produção diretamente de colonos que operem em regime de economia solidária, essencial para fomentar a sustentabilidade no sistema produtivo familiar.

Segundo o vereador, a agricultura familiar se tornou reconhecida por sua importância na produção de alimentos para a sociedade brasileira, passando a integrar como políticas públicas governamentais nos meados da década de 1990.

“O intuito da proposição é valorizar os produtores rurais da região, incluindo programas e projetos voltados para o desenvolvimento local da agricultura familiar, ajudando a melhorar a qualidade de vida de todas as famílias, pois são esses trabalhadores que põem alimentos todos os dias nas mesas da população”, destacou Aurélio Goiano.

O legislador defende que a agricultura familiar detém inúmeros benefícios, afirmando que os agricultores não fazem uso de agrotóxicos; não utilizam grandes territórios para cultivar seus alimentos, o que evita danos causados pelo desmatamento de florestas; e permitem alimentação saudável e mais acessível em um país que a cada dia os alimentos ficam mais caros.

Diante do exposto, Aurélio Goiano pede ao prefeito que a merenda escolar do município seja servida aos estudantes com produtos oriundos da agricultura familiar.

Restaurante universitário
Neste pedido, o vereador considera que o IFPA e a Ufra são instituições estratégicas para a produção de conhecimento e desenvolvimento do município e região, com contingente de aproximadamente 1.500 alunos, muitos dos quais sem condições financeiras para viabilizar sua alimentação.

De acordo com o parlamentar, muitos estudantes são vistos em refeitórios universitários consumindo alimentos não saudáveis, muitas vezes pelo acesso mais fácil e até pelo custo ser menor, por isso a necessidade de colocar à disposição dos discentes restaurante com alimentos nutritivos.

“Um dos benefícios que o restaurante oferece para os alunos da instituição é fazer com que eles permaneçam no espaço acadêmico, caso haja demandas de projetos”, explica Aurélio Goiano.

Depois de serem apresentadas em plenário, as duas proposições foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para passarem por avaliação do Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021