Página inicial > Notícias > Eliene Soares propõe construção de ciclovias e revitalização de praça

Eliene Soares propõe construção de ciclovias e revitalização de praça

Na sessão ordinária de sexta-feira (28), a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou duas indicações, uma delas sugerindo construção e sinalização de ciclovias nas ruas E e F, no perímetro urbano da Rodovia PA-275 (Indicação nº 32/2020); e a outra propondo revitalização da praça do Bairro Liberdade (Indicação nº 33/2020).

• Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 11h38

Ciclovias
Na justificativa da Indicação nº 32/2020, a vereadora destaca que, enquanto 90% dos carros em circulação no Brasil estão na contramão da sustentabilidade, a bicicleta vem sendo enaltecida como meio de transporte sustentável, tanto por não emitir dióxido de carbono (CO2) quanto por trazer diversos benefícios à saúde da população.

Na ótica da legisladora, pedalar proporciona emagrecimento, melhora a resistência muscular, aumenta o fôlego, reduz o colesterol ruim, controla os níveis de açúcar no sangue e regula a pressão arterial, entre outras ações de grande impacto no bem-estar das pessoas.

Eliene Soares observa ainda que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apesar dos benefícios, apenas 7% das viagens no Brasil são feitas de bicicleta, inclusive do trabalho para casa, e por isso há um potencial de alcançar 40% das viagens, mas o país se esbarra num problema histórico: a falta de infraestrutura para os ciclistas nas cidades do país.

“Em Parauapebas, embora 75% das ruas sejam asfaltadas, há deficiência de vias com tratamento cicloviário permanente. Por isso, os ciclistas se veem obrigados a disputar cada palmo de chão com uma frota atualmente composta por 98 mil veículos”, aponta a parlamentar, acrescentando que o município registra um incremento de, em média, 750 novos veículos automotores emplacados por mês.

A vereadora diz ser necessário também pensar em outras questões, como a redução de velocidade, arborização e iluminação noturna, fatores que não estão ligados exclusivamente à bicicleta, mas já melhoram todo o ambiente tanto para o ciclista quanto para todos.

Por fim, Eliene Soares solicita ao Poder Executivo que elabore estudos de mobilidade no sentido de implantar ciclovias nas ruas E e F, no Bairro Cidade Nova, bem como ao longo do perímetro urbano da PA-275, que são atualmente as vias de maior trânsito de ciclistas na área urbana.

Praça do Liberdade
No pedido de revitalização da praça (Indicação nº 33/2020), Eliene Soares esclarece que o local, “símbolo dos 25 anos de existência do Bairro Liberdade”, carece de urgente revitalização, pois é o único espaço de convivência para os 14.500 habitantes do complexo Liberdade, vizinha de escolas públicas, de comércios e de imóveis residenciais.

Segundo a vereadora, há anos o espaço não sabe o que é uma revitalização e seu aroma, antes puro, hoje se confunde com o odor de lixo entulhado do outro lado da calçada e urina daqueles que não têm compromisso com a organização do logradouro pelo qual deveriam zelar.

“Este ano o governo municipal disparou vários serviços para construção de praças nos bairros Cidade Jardim, Ipiranga e Vila Nova, e reforma das praças dos bairros dos Minérios, Palmares II, Chácara da Lua, Mahatma Ghandi e Praça dos Metais, mas a Praça do Liberdade não entrou no calendário de infraestrutura”, lamenta Eliene Soares.

Tão logo foram apresentadas em plenário, as duas proposições foram aprovadas pelos demais vereadores e agora seguem para serem apreciadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg