Página inicial > Notícias > Vereadores solicitam obras de infraestrutura para seis bairros da cidade

Vereadores solicitam obras de infraestrutura para seis bairros da cidade

Os trabalhos parlamentares foram intensos durante a sessão ordinária de terça-feira (3). Dentre as matérias debatidas, voltou a receber destaque a necessidade de obras de infraestrutura. Conforme explicaram os parlamentares, devido ao período chuvoso as obras são urgentes, pois evitam transtornos aos moradores do município.

• Publicado: Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 11h16

José Pavão

O Bairro Jardim América I necessita de recuperação asfáltica e fechamento dos bueiros para garantir a segurança dos transeuntes. Para assegurar as obras, o vereador José Pavão (MDB) apresentou a Indicação nº 460/2019, pedindo a recuperação das vias do bairro ao Poder Executivo. Segundo contou o legislador, o bairro esteve em obras de esgotamento sanitário por mais de oito meses e após as obras os bueiros não foram tampados, o que tem acarretado riscos aos moradores.

Horácio Martins

A modificação do curso da rotatória que interliga as avenidas F e E, Rodovia PA 275 e Rua 14, nos bairros Cidade Nova e União, foi solicitada por meio da Indicação nº 462/2019 pelo vereador Horácio Martins (PSD).

O legislador explicou que a modificação vai proporcionar condições dignas de mobilidade urbana. “A mudança atenderá não só a população que trafega na localidade, mas também o fluxo de clientes ao comércio em questão, mais precisamente os da Rua 15, no Bairro Cidade Nova. Isto porque a Rua 15 hoje se encontra isolada das principais vias de acesso e, com a mudança, interligando a Rua F diretamente à Rua 15, através da rotatória, o comércio na localidade será beneficiado”, ressaltou.

Já na Indicação nº 467/2019, Horácio Martins pediu a pavimentação da Rua São Benedito, no Bairro Nova Vida II, com piso intertravado de concreto, popularmente conhecido como bloquete de cimento.

Conforme explicou o vereador, a pavimentação com piso intertravado de concreto é altamente resistente ao tráfego de pedestre e veículos, além de ter baixo custo de manutenção, não impermeabiliza o solo e tem alta durabilidade.

Eliene Soares

A vereadora Eliene Soares (MDB) pediu à administração municipal a execução de serviços de drenagem e pavimentação em ruas e logradouros próximos à caixa d'água do Bairro Betânia. O pedido, oficializado na Indicação nº 464/2019, tem a finalidade de levar infraestrutura e cidadania aos moradores daquela comunidade.

Eliene Soares revelou que atualmente 60% das vias urbanas do Betânia estão pavimentadas, mas as ruas de chão batido ainda são existentes. “Após uma chuva torrencial na semana passada, os moradores usaram as redes sociais para relatar o drama vivido em parte daquele bairro com muita lama. As ruas de chão batido, em época de chuvas fortes, tornam-se quase intrafegáveis. E mesmo no auge do verão, a poeira causa transtornos tanto na limpeza doméstica quanto problemas respiratórios, um verdadeiro prejuízo à saúde”, salientou a vereadora.

A parlamentar ainda apresentou a Indicação nº 465/2019, pedindo o fornecimento de água encanada e iluminação pública para o Bairro Linha Verde. “Os habitantes do bairro carecem do fornecimento de água encanada ininterruptamente e de iluminação pública. Esses são dois serviços essenciais para que sejam efetivadas medidas de desenvolvimento humano e progresso social, sobretudo, em se tratando de comunidades periféricas”, ressaltou Eliene Soares.

Ao serem colocadas para votação, as proposições foram aprovadas em unanimidade pelos vereadores e serão enviadas à prefeitura, para que as pastas competentes analisem a viabilidade orçamentária de execução dos pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg