Página inicial > Notícias > Ivanaldo Braz sugere instalação de câmeras, de banheiros químicos e municipalização de rodovias

O vereador Ivanaldo Braz (sem partido) apresentou três indicações na sessão ordinária desta terça-feira (15), propondo ao gestor municipal a instalação de barreiras digitais através de câmeras de videomonitoramento nas vias de acesso ao Bairro Maranhão (Indicação n° 386/2019); municipalização das rodovias PA 275 e PA 160 no perímetro urbano (Indicação n° 392/2019); e instalação de banheiros químicos nas proximidades do lago do Bairro Nova Carajás (Indicação n° 393/2019).

• Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 16h02

Barreiras digitais
Ivanaldo Braz explica na justificativa que a indicação sugerindo instalação de câmeras é uma solicitação da Associação de Moradores do Bairro Maranhão, em atendimento à comunidade.

Segundo o vereador, a integração dos alarmes com um sistema eficiente de câmeras ajuda a evitar deslocamentos desnecessários de órgãos de segurança. “Quando associadas a softwares personalizados e câmeras analíticas, as imagens podem ser úteis para tornar os perímetros ainda mais seguros, porque essa tecnologia permite identificar figuras humanas, de animais e placas de veículos. Além de inibir a prática de crimes, ajuda as autoridades competentes a identificar as ocorrências ilícitas com mais precisão e rapidez”, destaca o parlamentar.

Municipalização de rodovias
Quanto ao pleito para municipalizar as rodovias PA 275 e 160, Ivanaldo Braz enfatiza que a proposta objetiva resolver uma série de problemas verificados quando o traçado de rodovias cruza áreas tipicamente urbanas, na medida em que as autoridades são as maiores conhecedoras das necessidades e também as responsáveis pelo planejamento do trânsito local e pelo uso do zoneamento adequado da referida área urbana.

O parlamentar acrescenta que, devido a essas características, o trânsito de veículos leves e pesados, tanto de cargas quanto de passageiros, é muito intenso nas duas PAs, exercendo influência direta no dia a dia da população, além de exigir uma constante manutenção, conservação e sinalização da rodovia, o que não está ocorrendo sob a gestão estadual.

Nesse sentido, continua Braz, faz-se urgente a municipalização dos referidos trechos das rodovias em questão, de forma que o município passe a se responsabilizar integralmente pelas ações de conservação e sinalização, bem como pela operação de fiscalização do trânsito na via.

Os trechos a serem municipalizados são 43 quilômetros da PA 275, no percurso que vai do km 55, na entrada da Ufra, até o km 98, na portaria da mina N5, em Carajás; e 15 quilômetros da PA 160, do km 1, no entroncamento com a Estrada Faruk Salmen, até o km 15, no entroncamento com a VS 10.

Banheiros químicos
No pedido para instalação de banheiros químicos, o vereador informa que o lago é hoje uma opção de lazer para a população, onde muitos utilizam para a prática de exercícios físicos, descansos, confraternizações e comércio.

“Apesar de ser bem planejada, a área carece de instalação de equipamentos públicos, a fim de oferecer maior conforto para os transeuntes e vendedores que trabalham no entorno do lago”, descreve Ivanaldo Braz, adicionando que os cidadãos que frequentam o local não podem demorar muito, em virtude do ambiente não possuir banheiros ou locais adequados para que possam fazer suas necessidades fisiológicas.

Depois de serem apresentadas em plenário, as três indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora serão encaminhadas para serem avaliadas pelo Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg