Página inicial > Notícias > Vereadora Kelen Adriana propõe construção de praças e lombadas com sinalização

Vereadora Kelen Adriana propõe construção de praças e lombadas com sinalização

Na sessão ordinária de terça-feira passada (8), a vereadora Kelen Adriana (PTB) solicitou ao Poder Executivo três ações em prol do lazer e da segurança, especialmente para crianças.

• Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 09h28

Praça no lago

O primeiro pedido apresentado pela vereadora foi a construção de uma praça no entorno do lago localizado no Bairro Nova Carajás. A solicitação endereçada ao Poder Executivo foi formalizada na Indicação n° 373/2019.

Kelen contou que a praça ao redor do lago vai valorizar ainda mais o ambiente, hoje um dos principais pontos turísticos da cidade. “Minha intenção é levar para o local uma estrutura fixa, com quiosques, bancos, academia ao ar livre, paisagismo na margem do lago com iluminação subaquática em led. Sei que essas obras vão atrair centenas de pessoas, não apenas aos finais de semana, já que terão uma nova opção para o lazer familiar e para prática de atividades físicas”, explicou a vereadora.

Para a parlamentar, o aumento do fluxo de pessoas no local também vai gerar emprego e renda.

Sinalização

Atendendo ao apelo de pais, alunos, professores e funcionários de uma escola de ensino infantil, a vereadora Kelen Adriana pediu ao Poder Executivo avaliação e instalação de duas lombadas com sinalização horizontal e vertical na Rua Karajás, entre as ruas Mehinako e Rikbaktsa, no Bairro Parque dos Carajás.

Por meio da Indicação nº 374/2019, a legisladora explicou que o local é de intenso fluxo de veículos durante todo o dia, sobretudo nos horários de pico, que coincidem com os horários de saída e entrada das crianças na escola.

“O perigo de atropelamento de pedestre, principalmente crianças, é muito grande, pois o local ainda é usado para embarque e desembarque de alunos em vários horários do dia, bem como é uma rota de desvio muito utilizada para quem vai ter acesso à Rodovia PA 160, o que torna os redutores de velocidade ainda extremamente necessários”, detalha Kelen Adriana.

Praça para crianças

Para proporcionar às crianças do complexo VS-10 momentos de lazer, recreação e atividades físicas para o desenvolvimento locomotor e psicossocial, a vereadora Kelen Adriana pediu ao Executivo (Indicação nº 382/2019) que adquira um lote na Avenida VS-10, entre as ruas Leandro Pinheiro e José Piveta, no Bairro Bela Vista, para a construção de uma praça exclusiva para crianças.

A vereadora Kelen ressaltou que o principal ato da criança na primeira infância é brincar. Portanto, é de extrema importância criar ambientes adequados e seguros para a prática de lazer e recreação saudáveis.

Kelen ainda pediu que a praça seja equipada com brinquedos individuais e coletivos fixos e adaptados com acessibilidade, para atender a todas as crianças e servir de modelo para todas as futuras praças construídas no município.

Encaminhamento

As indicações apresentadas pela vereadora Kelen Adriana foram aprovadas pelos demais vereadores e serão enviadas ao Poder Executivo para análise de viabilidade orçamentária de execução do pedido.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)