Página inicial > Notícias > Eliene Soares propõe obras de pavimentação no Complexo VS 10 e convênio com Uepa

Eliene Soares (MDB) apresentou duas indicações na sessão ordinária de terça-feira (17), sugerindo obras de pavimentação, drenagem e recuperação das ruas dos bairros do Complexo VS 10 (Indicação nº 337); e celebração de convênio com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) para destinar, no mínimo, 50% das vagas dos futuros cursos de graduação da instituição a estudantes que comprovadamente tenham cursado o ensino médio no município (Indicação nº 338).

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 15h58

Indicação nº 337
Eliene Soares justifica na proposição que o Complexo VS 10 é a parte de Parauapebas que mais cresce em termos populacionais, com quase 30 mil habitantes espalhados em praticamente duas dezenas de pequenas comunidades que se intitulam bairros, mas sem alguns direitos básicos, como o asfalto.

A parlamentar acrescenta que muitos dos bairros instalados naquele complexo não têm decreto, ou seja, estão em situação irregular, e a maioria não dispõe de infraestrutura básica.

“Meu gabinete mapeou a existência das comunidades Bela Vista 2, Bom Jesus, Brasília, Califórnia, Casablanca, Curral Branco, Jardim América 2, Jardim Planalto, Montes Claros, Nova Vida 2, Panorama, Parque das Nações 1 e 2, Parque São Luís 1 e 2, Raio de Sol, São Lucas 1 e 2 e São Raimundo”, enumera a vereadora, adicionando que asfalto nessas localidades é "artigo de luxo".

A legisladora reconhece que a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem trabalhado ativamente em prol da revitalização de outros bairros da cidade, mas agora é a vez da população do Complexo VS 10, onde há nada menos que 12 mil eleitores, segundo dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eliene Soares sugere que sejam investidos 39 milhões e 153 mil reais na execução de serviços de pavimentação, drenagem e recuperação de vias na VS 10, levando com isso infraestrutura e ordenamento urbano aos moradores do referido complexo de bairros.

Indicação 338
Segundo a vereadora, Parauapebas está prestes a receber os tão aguardados cursos de graduação da Uepa, cujos ajustes e planejamento se encontram em fase final. Ela revela que hoje há mais universitários de Parauapebas em outros municípios do que na cidade. Só em Marabá são quase 3.150 jovens cursando faculdade; em Belém, outros 2.200; em Araguaína, no Tocantins, 1.650; e em Imperatriz, no Maranhão, 1.050 universitários.

“Juntando todos os parauapebenses espalhados por algum lugar, temos quase 19 mil, enquanto aqui no município temos apenas 5.700 universitários, a maior parte deles matriculada em faculdades particulares”, detalha a vereadora.

A propositora explica ainda que quem sai para cursar faculdade fora do município precisa se manter, e cidades como Marabá, Imperatriz e Araguaína estão em larga vantagem, porque todo ano milhares de jovens estudantes desembarcam por lá, levando dinheiro que poderia estar circulando na praça local.

Diante do exposto, Eliene Soares sugere que a Uepa reserve 50% das vagas para candidatos que comprovadamente tenham cursado todo o ensino médio em Parauapebas, independentemente da rede; 30% das vagas para candidatos que comprovadamente tenham cursado todo o ensino médio em algum dos demais municípios que compõem a região de integração do Carajás, como Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia; e 20% das vagas abertas para qualquer candidato, independentemente da região.

Depois de serem apesentadas em plenário, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para avaliação do governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg