Página inicial > Notícias > Olimpíadas da Juventude Cristã, doação de veículo para realização de teste de leishmaniose e limpeza de entulhos são propostas por Kelen

• Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 10h41

Três proposições foram apresentadas pela vereadora Kelen Adriana (PTB) na sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (10).

Olimpíadas da Juventude Cristã
Na Indicação n° 322/2019, a vereadora sugeriu que a prefeitura remeta ao Legislativo um projeto de lei para a criação das Olimpíadas da Juventude Cristã.

“A presente indicação se fundamenta na iniciativa de criar uma data fixa para a realização da referida competição em nosso município, haja vista que depois da realização da mesma, por iniciativa desta vereadora, foi observado um número de mais 800 jovens e adolescentes participando em oito modalidades diferentes, e a expectativa e de mais de mil no próximo ano”, explica a vereadora.

Kelen Adriana anexou junto à proposição a minuta de um projeto dispondo sobre a criação e realização das olimpíadas, como sugestão para o Executivo. A indicação é para que o evento seja realizado anualmente no primeiro final de semana do mês de abril, com participação dos membros das diversas denominações cristãs de Parauapebas.

Leishmaniose
Já na Indicação n° 327/2019, a parlamentar solicitou ao gestor municipal que disponibilize ao Departamento de Vigilância Ambiental um veículo para realização de exame de leishmaniose nos cães com suspeita de estarem contaminados diretamente em domicílio.

“Muitos moradores não têm condições de levar esses animais até o local destinado pela prefeitura para realização desses exames, pois muitos desses moradores já têm idade avançada ou dificuldade de locomoção, ou ainda possuem animais de grande porte e não dispõem de veículos para levá-los ao ponto de verificação”, justificou.

Limpeza
Por fim, Kelen apresentou a Indicação n° 328/2019, pedindo que a prefeitura amplie o número de equipes responsáveis pela limpeza de ruas e campanhas de conscientização sobre descarte irregular de entulhos em vias públicas da cidade.

Na justificativa da proposição, a vereadora relata que a cidade possui mais de 100 bairros catalogados e uma população de mais 200 mil habitantes, o que ocasiona uma geração de entulho considerável. Entretanto, o município possui apenas cinco equipes responsáveis pela limpeza das ruas.

“Por isso, são importantíssimas a remoção dos entulhos e a limpeza das vias, assim como a ampliação das equipes de limpeza e também a realização de campanhas de conscientização para prevenção do descarte irregular de resíduos sólidos. Sabemos que o acúmulo de lixo prejudica a locomoção de pedestres, obstrui a passagem de veículos e ainda atrai animais, provoca mal cheiro e pode causar inúmeras doenças”, enfatizou.

Aprovação
As três indicações de Kelen Adriana foram aprovadas e serão enviadas para análise do prefeito Darci Lermen e devidas providências dos gestores das secretarias de Esporte e Lazer, de Saúde e de Urbanismo.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg