Página inicial > Notícias > Vereadora Eliene solicita instalação de UTI pediátrica no HGP e de caixa d’água na VS 10

Duas proposições da vereadora Eliene Soares (MDB) foram apresentadas e aprovadas na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas da última terça-feira (3), propondo ao gestor municipal a implantação de mais uma caixa de água potável para abastecimento contínuo à população do Complexo VS 10 (Indicação n° 305/2019) e sugerindo que a prefeitura providencie instalação e funcionamento de uma UTI pediátrica no Hospital Geral de Parauapebas (Indicação n° 306/2019).

• Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 09h33

Caixa d’água
De acordo com Eliene Soares, a falta de água no Complexo VS 10 é constante, pois há apenas uma caixa d’água para atender a aproximadamente 30 mil habitantes da região, que possui mais de 10 bairros.

“Lideranças comunitárias não veem outra alternativa, a não ser pedir socorro a esta Casa de Leis, particularmente a nós, vereadores, que atuamos em defesa dos interesses da população. Por isso, solicito a implantação de mais uma caixa d’água para atendimento da comunidade com recursos do orçamento destinado para o ‘Água Legal’, programa do Saaep que reservou 4 milhões e 576 mil reais para o exercício de 2019”, informou.

UTI pediátrica
Segundo Eliene Soares, Parauapebas deveria ter no mínimo 21 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica, para atender à demanda dos seus mais de 208 mil habitantes, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde.

Entretanto, o município não possui nenhum, nem na rede particular, e precisa pedir socorro a municípios distantes, o que pode agravar o estado de saúde de quem precisa.

“Se tivermos que tratar casos de urgência, envolvendo nossas crianças, Marabá é o lugar mais próximo com UTI pediátrica do SUS e está localizada a 170 quilômetros. Até chegar lá, quantas crianças não morrem no meio do caminho em busca de atendimento? Sem contar que o sistema de saúde pública de Marabá já vive sobrecarregado por ser polo regional. Quem está doente tem pressa”, enfatizou a vereadora.

Eliene informou ainda que cerca de R$ 78 milhões foram reservados no orçamento para investimento em manutenção do Hospital Geral de Parauapebas e sugeriu que este recurso poderia ser utilizado para implantar os leitos de UTI pediátrica.

Encaminhamento
Aprovadas, agora as duas proposições serão encaminhadas para análise e devidas providências do prefeito Darci Lermen, sendo a Indicação n° 305/2019 com cópia para o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e a Indicação n° 306/2019 para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg