Página inicial > Notícias > Francisca Ciza propõe criação de polo tecnológico de joias e de centro de especialidades pediátricas

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (3), a vereadora Francisca Ciza (DEM) apresentou duas proposições. A primeira voltada para a área econômica do município e a segunda para saúde.

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 10h21

Polo tecnológico
Na Indicação n° 298/2019, a vereadora sugeriu ao gestor municipal a criação do Polo Tecnológico de Gemas e Joias para estimular o desenvolvimento deste setor, tornando-o mais uma alternativa para a economia do município.

“A cidade vem se reinventando e buscando novas fontes de renda e, principalmente, de forma a valorizar a riqueza natural e assim estimular entre outras coisas o turismo. Vemos na criação deste polo uma possibilidade de transformação no município em um grande centro gerador de renda e mão de obra joalheira”, argumentou.

Francisca Ciza acredita que, com a implantação do polo, Parauapebas possa investir em ações voltadas para a formação de profissionais em diferentes áreas da indústria joalheira, tais como gemologia e geologia de gemas; CAD designers voltados para a produção de joias e acessórios amazônicos; fundição e escavação em cera perdida; lapidações tradicionais e diferenciadas; folheados de joias, entre outros cursos voltados para o mercado de importação e exportação de gemas, vitrinista, moda e tendências.

Centro de especialidades
Já na Indicação n° 299/2019, Francisca Ciza indicou a criação de um Centro de Especialidades Pediátricas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibilize serviços de alergista/imunologista, pneumologista, neurologista, gastroenterologista, endocrinologista e cirurgia, dentre outros.

A vereadora enfatiza na proposição que a implantação de um centro especializado reduzirá os custos com diversos serviços de saúde, além de prestar atendimento digno e mais ágil às crianças.

“São patologias diversas que comprometem o crescimento e desenvolvimento desses nossos pequenos munícipes, bem como gera alto custo com Tratamento Fora de Domicílio (TFD), demora diagnóstica que gera maior comprometimento do organismo, gerando sequelas graves por tratamentos malconduzidos, além de alto estresse, dúvidas e angustias da família”, descreveu.

Aprovação
As duas indicações foram aprovadas e agora serão enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen, com cópia para as secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg